Contratos de Impacto Social

Os Contratos de Impacto Social – CIS, conhecidos em inglês como Social Impact Bonds, são uma ferramenta inovadora com potencial de mudar o cenário de trabalho entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada.

 Originalmente desenvolvido no Reino Unido em 2010, o modelo de Social Impact Bonds se expandiu pra diversos países ao redor do mundo. Desde então, mais de 130 SIBs foram implementados, atuando em diversas frentes como educação, saúde, moradia, emprego e reincidência criminal. A SITAWI é uma das pioneiras a trabalhar com esse instrumento no Brasil.

Sempre focado no impacto mensurável das intervenções, o diferencial do Contrato de Impacto Social é o de estimular maior eficácia e flexibilidade na performance de serviços sociais. Atualmente, a contratação pública de serviços baseada em atividades prescritas inibe a busca de eficiência, inovação e ignora o resultado. Ao atrelar o pagamento ao alcance de resultados sociais, o CIS inova ao transferir o risco do operador para o investidor.

Somos pioneiros na execução das etapas de implementação do CIS, da facilitação da ideação, estudo de viabilidade e modelagem operacional e financeira até a assinatura do contrato, incluindo articulação com Governos, Prestadores de Serviços Sociais (organizações sociais), Avaliadores de Impacto e Investidores. Nosso diferencial é nossa capacidade de gestão de projeto multidisciplinar e intersetorial que alinha os interesses de todos os envolvidos na solução dos desafios sociais.

Articulamos parcerias e coordenamos projetos que contam com a participação de equipes de Governos, ONGs, investidores e avaliadores. Nosso background e experiência oferecem um diferencial para o posicionamento estratégico de liderança na implementação de Contratos de Impacto Social no Brasil.

Em 2019, demos um novo salto para a difusão dos CIS, com a realização da 1ª Chamada SITAWI de Contratos de Impacto Social. A iniciativa, apoiada pela FAPERJ e pelo Instituto Sabin, teve como objetivo incentivar gestores públicos a contribuírem para a modernização da gestão de seus governos e o aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos à população.
Recebemos inscrições de quatro regiões do Brasil, dos grandes governos estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro, até as prefeituras das pequenas cidades, como Tailândia, no Pará, e Paranatama, no agreste pernambucano. Vivemos e vimos na prática que inovação é para todos e que existem governos propositivos e criativos no país.

Para saber mais, clique aqui.

CIS_grafico

Conheça o 

Uma iniciativa da SITAWI, o portal busca ser um centro de referência sobre CIS no Brasil, promovendo trocas de informação intersetoriais, gerando e disseminando conhecimento e experiências exitosas, que orientem políticas, programas e práticas mais efetivas para a solução dos mais complexos desafios sociais do Brasil. Acesse.