Redução do desmatamento na Amazônia

Em parceria com o Bank Information Center, a SITAWI lançou a publicação “The World Bank Para Rural Integrated Development Project: a case study of forest impacts” que avalia os objetivos e resultados do projeto do Banco Mundial, bem como sua contribuição para o desmatamento e melhoria da gestão dos recursos naturais no Pará.

Segundo, Fred Seifert, consultor da SITAWI que liderou o estudo, as instituições financeiras tem grande potencial operacional e influência de governança para atuar no cenário de desmatamento da Amazônia.

“As instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial, têm enorme capacidade operacional e poder de engajamento com governos locais para promover mudanças significativas na realidade regional. Isso pode e deve ser usado para dar suporte a um modelo de desenvolvimento mais sustentável, criando oportunidades de inclusão social e reduzindo o impacto no meio ambiente, especialmente através da diminuição do desmatamento, que é um problema persistente principalmente nos países em desenvolvimento.” comentou Fred Seifert.

Este estudo faz parte de uma série coordenada pelo Bank Information Center (BIC) para avaliar o impacto do Banco Mundial sobre as florestas, tanto pelos projetos no setor florestal e setores que impulsionam o desmatamento. Neste caso particular, foi analisado o projeto de desenvolvimento rural integrado do Pará com o objetivo específico de avaliar a forma como contribuiu para a redução do desmatamento e a melhoria da gestão dos recursos naturais no estado do Pará.

Acesse a publicação completa.