Websérie Finanças do Bem | O Mercado de Títulos Verdes no Brasil

O segundo episódio da websérie Finanças do Bem, “O Mercado de Títulos Verdes no Brasil”, já está no ar.

“Títulos verdes são títulos de renda fixa tradicionais, mas com recursos direcionados para projetos e ativos que tragam benefícios ambientais”, explica Carla Schuchmann, gerente da SITAWI.

No vídeo, Schuchmann, Gustavo Pimentel, diretor da SITAWI, e Justine Leigh-Bell, da Climate Bonds Initiative, explicam as particularidades destes títulos, as vantagens para investidores e emissores e a situação do mecanismo no cenário nacional.

“A vantagem para os investidores é permitir endereçar riscos nas suas carteiras de investimento. São investidores, em geral, avessos ao risco. Portanto, títulos verdes são entendidos como veículos de investimento que podem reduzir o risco do portfólio”, diz Leigh-Bell.

Até setembro de 2018, as emissões de títulos verdes por organizações brasileiras, associadas principalmente aos setores de energia eólica, papel e celulose, já ultrapassavam R$15 bilhões. Para estimular este mercado a crescer em volume e em alinhamento com a agenda ambiental brasileira, lançamos em parceria com o Instituto Clima e Sociedade a publicação Não Perca Esse Bond. O guia apresenta 104 atividades e tecnologias elegíveis a receberem recursos de Títulos Verdes em 9 setores-chave da economia brasileira.

“Sempre foi mais comum os investidores olharem para ações de empresas listadas em bolsa como a melhor oportunidade para que pudessem colocar sua agenda socioambiental ou incentivar empresas com boa performance. Por isso foi muito importante a criação dos títulos verdes”, diz Pimentel.

O primeiro capítulo, “O Ecossistema das Finanças do Bem”, pode ser assistido aqui. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para [email protected].

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos FInanceiros Inovadores. Inscreva-se aqui.