Relatório Final PTMJ 2017-2021

22 de outubro de 2021

No coração do Amazonas, a região do Médio Juruá – território de extrema importância ecológica com uma vasta área contínua de floresta tropical conservada – apresenta uma valiosa trajetória de esforços em prol do uso sustentável dos recursos naturais e do cuidado com a biodiversidade local. O território às margens do Rio Juruá se encontra no município de Carauari, área central, a 1.676 km de Manaus por via fluvial.

Trazendo um modelo inovador de colaboração intersetorial, ao longo de três anos, o Programa Território Médio Juruá, mobilizou R$16,8 milhões para iniciativas que impactaram positivamente a vida de mais de 3.500 pessoas, gerando melhores condições socioeconômicas, contribuindo para a conservação da biodiversidade e aprimorando a gestão territorial de mais de 919 mil hectares.

No Relatório Final você irá encontrar os destaques e resultados de todas as iniciativas e projetos que o PTMJ implementou ao longo destes anos, assim como o impacto gerado a todo o território e comunidades ribeirinhas do Médio Juruá.

Boa Leitura!

Sobre o Programa

O PTMJ é uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região do Médio Juruá, apoiada pela USAID, Natura e Coca-Cola, e coordenada pela SITAWI, em parceria com os membros do Fórum Território Médio Juruá. As iniciativas do PTMJ foram implementadas graças à colaboração e ao trabalho de associações locais e organizações não governamentais como a ASPROC, ASMAMJ, AMECSARA, FAS e AMARU, e de importantes parceiros estratégicos, como o ICMBio e o DEMUC/SEMA.