Parcerias e Alianças

 

A SITAWI Finanças do Bem é signatária do Pacto Global das Nações Unidas. Lançado em 2000, a iniciativa é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Saiba mais.
 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia o Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, uma iniciativa-piloto inovadora de financiamento a projetos voltados para deixar legado para o patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial, e o Matchfunding Salvando Vidas, iniciativa para o enfrentamento da COVID-19. Os programas têm a gestão financeira da SITAWI Finanças do Bem. Confira os termos do BNDES+ e os termos do Salvando Vidas.

 

A SITAWI, por meio de seu Programa Finanças Sustentáveis, é Verificador Aprovado sob o Climate Bonds Standard & Certification Scheme. A acreditação permite que a SITAWI opere como um verificador terceirizado para avaliar se a operação de dívida verde atende aos requisitos de certificação frente ao Climate Bonds Standard. A SITAWI se junta a uma lista global e seleta de menos de 50 verificadores aprovados. Saiba mais.

 

 

logo - olac

A SITAWI é coordenadora do Grupo de Trabalho de Financiamento Climático do Observatório Latinoamericano para Ação Climática. O Observatório se propõe a ser uma plataforma para o monitoramento do estabelecimento e cumprimento das metas dos países da América Latina e Caribe frente ao Acordo de Paris. O objetivo do grupo comandado pela SITAWI é monitorar os fluxos de financiamento para compromissos relacionados ao tema e prover assistência técnica para acesso e gestão ao financiamento climático.
Somos representantes no Brasil da Vigeo EIRIS, agência líder global em fornecimento de pesquisa Ambiental, Social e de Governança (ASG) para investidores responsáveis, com mais de 300 clientes. São mais de 4 mil empresas analisadas globalmente e a SITAWI é responsável pela cobertura das empresas brasileiras.
cdp_semfundoA SITAWI é signatária do CDP. Por meio da colaboração com investidores, o CDP tem sido um catalizador global de relato e compromissos diante dos principais desafios ambientais. A organização faz parte de um movimento global para melhorar a transparência corporativa e fornecer ao mercado informações ambientais completas e comparáveis.
Ao lado do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), fizemos parte da Diretoria Executiva da Força Tarefa de Finanças Sociais no Brasil no período de 2015 a 2017. O propósito da Força Tarefa é articular diferentes atores na busca de soluções sistêmicas para atrair mais capital para financiar inovações que aliem impacto social e sustentabilidade financeira.
Somos signatários dos Princípios para Investimento Responsável, uma rede global de investidores com mais de 60 trilhões de dólares em ativos, apoiada pela ONU. No Brasil, apoiamos os grupos de trabalho do PRI, compartilhando conhecimento com grandes fundos de pensão e gestores de recursos.
Fazemos parte da rede mundial da Aspen Network of Development Entrepreneurs para apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo em mercados emergentes. Ainda, somos membro do Comitê do Pólo Brasil da ANDE no biênio 2015-2016.

 

Contribuímos para a base de dados dos indicadores IRIS (Impact Reporting & Investment Standards) e para mudanças na taxonomia. Somos membros dessa estrutura de métricas padronizadas promovida pelo Acumen Fund, B Lab e Rockefeller Foundation.

 

Somos associados do GIFE – Grupos de Institutos, Fundações e Empresas.

 

institutosabin_horizontal_COR-01Somos parceiros no desenvolvimento do Ecossistema de SIBs no Brasil através do SIBHub BR. Contamos com a colaboração do Instituto na orientação das estratégias de geração e disseminação de conhecimento sobre SIBs de saúde no Brasil.