Websérie Finanças do Bem | Investimento de Impacto

O terceiro episódio da websérie #FinançasdoBem, “Investimento de Impacto”, já está disponível no nosso canal no YouTube!

“Imagina que você tem dois investimentos para fazer, os dois vão dar o mesmo retorno e os dois têm o mesmo risco. Só que um vai ser direcionado para algo que vai causar um impacto positivo em alguém, e o outro não. Eu acho que 100% das pessoas prefeririam esse investimento que causa impacto positivo”, diz João Paulo Pacífico, do Grupo Gaia.

“Tradicionalmente, quando se fala de modelos financeiros, fala-se de duas dimensões: risco e retorno. Agora, estamos criando um cubo, que é o impacto. A gente sai de um nicho para uma discussão que engloba todo o mercado financeiro”, comenta Daniel Izzo, da Vox Capital.

O investimento de impacto socioambiental positivo vem assumindo um papel importante no mercado de capitais, com o tema se expandindo para uma variedade de ativos financeiros. Ainda há, contudo, um amplo caminho a ser percorrido.

“Hoje, os investimentos de impacto ainda movimentam pouco capital. Agora, o nosso desafio é criar mecanismos e instrumentos que vão permitir que outros atores entrem nesse jogo”, pontua Andrea Resende, gerente de Finanças Sociais da SITAWI.

Além de Gaia, Resende, Izzo, este capítulo reúne Célia Cruz, do ICE, e Andrea Armeni, do Transform Finance, em uma discussão sobre a importância, os impactos e os obstáculos enfrentados pelos investimentos de impacto.

Os dois primeiros capítulos da série podem ser assistidos aqui. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para [email protected].

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas de: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos Financeiros Inovadores. Inscreva-se aqui.