Websérie Finanças do Bem | Risco Socioambiental

O quinto episódio da websérie #FinançasdoBem, “Risco Socioambiental”, já está disponível no nosso canal do Youtube!

ABERTURA_ep5

“O papel dos bancos na mobilização do capital para uma economia mais verde e mais inclusiva é essencial na atividade. As instituições financeiras que, incorporando questões sociais e ambientais na avaliação das empresas, têm uma competência muito mais estabelecida para garantir que o capital dos investidores seja alocado de uma forma eficiente não só financeiramente, mas também do ponto de vista ambiental e social”, diz Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade do Itaú.

Investidores e financiadores implementam cada vez mais políticas, práticas, processos e ferramentas que identificam, avaliam e monitoram os riscos socioambientais em suas carteiras. Esse conjunto de medidas é chamado de SARAS, Sistema de Administração de Riscos Ambientais e Sociais.

“A agenda de desenvolvimento SARAS vem avançando não só no Brasil, mas em outros países latino-americanos. Isso vem muito de exigências de instituições multilaterais e financiadoras internacionais, mas também das próprias autoridades competentes desses países, que já têm se movido para criar suas próprias regulações”, afirma Fred Seifert, gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI.

Além de Hills e Seifert, o episódio conta com a participação de Natália Couri, da Crescera Investimentos.

Os quatro primeiros capítulos da série podem ser assistidos aqui. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para [email protected].

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas de: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos Financeiros Inovadores. Inscreva-se no nosso canal.