Websérie Finanças do Bem | O ecossistema das Finanças do Bem

Para ampliar o conhecimento sobre finanças que geram impacto socioambiental positivo, a SITAWI apresenta a websérie Finanças do Bem. Com duração de 8 episódios, a série comemora os 10 anos da organização e traz depoimentos que discutem, sob diferentes óticas, temas relevantes ao mercado.

“As finanças são um mecanismo viabilizador de atividades econômicas, de projetos sociais ou ambientais. Então, é muito importante que os agentes financeiros considerem essas questões quando fazem a sua alocação de recursos. Acreditamos que se essa avaliação é bem feita, o capital fica mais barato, abundante e paciente para aqueles negócios que causam impacto socioambiental positivo”, comenta Gustavo Pimentel, da SITAWI.

O primeiro episódio, “O ecossistema das Finanças do Bem”, instiga uma reflexão geral sobre os mecanismos financeiros  seus impactos para a transformação social.

Um empreendedor social que precisa de capital para escalar o seu negócio e recorre a bancos tradicionais, pode não ter acesso a um crédito paciente. Ou seja, as taxas podem ser elevadas e os prazos incompatíveis com sua realidade. Os mecanismos financeiros inovadores que vão atender as demandas dessa iniciativa de forma resiliente dialogam com o conceito de Finanças do Bem.

“As grandes e boas empresas se criam com base nessas oportunidades. É muito melhor ter um negócio atrelado a essas questões do que ter um negócio que simplesmente dá resultado”, diz Denise Hills, do Itaú.

O episódio, que conta ainda com a participação de Leonardo Letelier e Andrea Resende, da SITAWI, e João Paulo Pacífico, do Grupo Gaia, mostra como o ecossistema das Finanças do Bem dialoga com atores de diversos setores, buscando colocar outros princípios no valor do dinheiro.

“O mundo tem que parar de olhar só no aspecto de maximizar o lucro de alguém e começar a olhar em vários aspectos. O lucro é importante? Sim, mas a que custo? Eu acho que os investidores devem passar a realmente valorizar aspectos sociais e ambientais. Obviamente, tem que haver lucro, mas ele é só uma parte do todo”, completa Pacífico.

O próximo episódio será sobre Títulos Verdes. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para [email protected].

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas de: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos Financeiros Inovadores.