US$79 mi em títulos verdes na Colômbia contam com parecer positivo da SITAWI
- 14 de agosto de 20
Por Luiza Coimbra
A ISA emitiu seu primeiro título verde no mercado local colombiano para financiar dois projetos de transmissão de energia. Os recursos, no valor de COP 299.997 MM, contribuirão para a conexão de energias renováveis não convencionais (eólica e solar) ao sistema elétrico colombiano. A demanda pelos títulos foi de 2,5 vezes o total adjudicado.
A emissão contou com segunda opinião (SPO) da SITAWI, que apoiou a gestão ao analisar e ratificar os benefícios sociais e ambientais de um projeto relevante para o desenvolvimento sustentável da Colômbia.
“Ficamos muito felizes de participar como revisores externos e viabilizar mais uma emissão verde no mercado colombiano, que possui grande potencial de crescimento e vai se consolidando como referência entre os países da região”, comentou Fred Seifert, Chefe de Operações para América Latina e Caribe.
Essa é a primeira segunda opinião (SPO) feita pela SITAWI para uma emissão em mercado local fora do Brasil – onde 90% das emissões deste tipo contaram com nossa análise . Este fato reforça nosso peso como maior prática de finanças sustentáveis da América Latina e Caribe e nossa crescente relevância na região, ainda mais desde a abertura do nosso escritório em Bogotá em 2020.
Embora seja a primeira emissão de títulos verdes da ISA no mercado de títulos públicos na Colômbia, o Grupo ISA já tem outras experiências na emissão de títulos verdes em outros mercados. A ISA CTEEP foi a primeira empresa do grupo e a primeira no segmento de transmissão de energia a realizar uma operação com debêntures verdes no Brasil. Essa emissão também contou com SPO da SITAWI.