SIWF’15 realizado em Lisboa traz debate sobre inovação e investimento social

Leonardo Letelier, CEO da SITAWI, participou do Fórum mundial sobre inovações sociais realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal, entre os dias 25 e 26 de junho. Sob o tema: “Investimento social: uma agenda para 2020”, o evento promoveu a discussão sobre o crescimento da inovação social a nível mundial e o papel do investimento social.

O primeiro dia de evento contou com debates sobre inovações sociais globais. No segundo, entretanto, os temas foram projetos para a inovação social de ecossistemas, o papel catalisador de fundações em investimento de impacto pioneiro, experiências de grupos de trabalho nacionais para o desenvolvimento de mercados de investimento social e políticas públicas para a construção de ecossistemas de inovação social.

No dia 26, inclusive, Leonardo Letelier participou da 4ª sessão na mesa que abordou o tema do papel de grupos de trabalho no desenvolvimento de um mercado de investimento social. “O tema de Finanças Sociais é novo e sua exploração ainda recente. Para acelerar esse processo com eficiência, estamos desenvolvendo na Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, as recomendações e tentando descobrir qual é o melhor mix entre o que a gente vai colocar de visão, de ambição, de recomendações concretas e metas”, afirmou Leonardo.

O CEO da SITAWI ainda afirmou que “um dos primeiros desafios que foram mencionados aqui, em Portugal, e é um desafio no igualmente – se não maior – no Brasil é a disponibilidade de informação. […] Mas sim, os dados são limitados, mas não devem ser limitantes.”

O Fórum realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Portugal Inovação Social, com o apoio técnico do Laboratório de Investimento Social, contou com inovadores sociais premiados, acadêmicos, formuladores de políticas e investidores de impacto. Dentre oradores de destaque estavam Nick Hurd, ex-Ministro do Reino Unido para a Sociedade Civil, Miguel Poiares Maduro, Ministro do Desenvolvimento Regional e diversos outros.