SITAWI sobe em ranking global de investimento responsável

Tweet about this on TwitterShare on Facebook

SITAWI se posiciona no TOP10 em doze categorias do ranking Independent Research in Responsible Investment – IRRI 2016

Foram divulgados nesta segunda-feira, 06, os resultados do Independent Research in Responsible Investment – IRRI 2016, o maior e mais reconhecido ranking de investimento responsável do mundo. A SITAWI Finanças do Bem ficou entre os dez melhores colocados em doze categorias, seu melhor resultado desde a primeira participação, em 2013.resultado-02

A edição de 2016 elegeu Gustavo Pimentel, Diretor da SITAWI, como segundo melhor Analista Socioambiental para Investidores do mundo, e contou pela primeira vez com outros dois membros da equipe SITAWI: Frederico Seifert em 9º lugar e Cristóvão Alves na 13º posição. Pimentel ainda figurou em segundo na categoria melhor Analista Socioambiental segundo voto das empresas listadas.

“Para além das posições individuais, o desempenho geral mostra que a SITAWI possui uma equipe bastante preparada para ajudar as empresas, investidores e instituições financeiras a integrarem questões socioambientais e de governança em suas decisões de investimento”, comentou Pimentel.

A organização permaneceu no quarto lugar na categoria Pesquisa Socioambiental em Mercados Emergentes e figurou no TOP10 global nas categorias Pesquisa Socioambiental para Investidores, Práticas de Engajamento, Pesquisa Socioambiental para Renda Fixa, Notícias, Dados, Índices, além de Pesquisa em Mudanças Climáticas e Análise de Risco.

Desde 2013, a SITAWI analiza a performance socioambiental de empresas e instituições financeiras e é a única representante do Brasil no ranking principal do IRRI. Possui equipe dedicada de 12 profissionais que cobrem as principais empresas listadas brasileiras e latino-americanas, realizando também análise de empresas fechadas que são objeto de investimento por bancos e fundos de private equity. Desde 2015, é representante exclusiva no Brasil da VigeoEiris, agência líder em pesquisa socioambiental para investidores e empresas, cobrindo mais de 4 mil emissores para 300 clientes.

A edição de 2016 do IRRI contou com um número recorde de participantes: foram 1363 analistas e gestores de investimento de 704 organizações votantes. O ranking, organizado pela EXTEL e SRI Connect, é realizado desde 2012 e conta com a participação de investidores institucionais, gestores de recursos, corretoras, empresas listadas e agências de pesquisa especializadas em temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Confira o relatório http://bit.ly/ResultadoIRRI2016  e o resultado comentado: https://vimeo.com/202353012

Gustavo Pimentel_SITAWIGustavo Pimentel
Diretor da SITAWI desde 2013, possui 12 anos de experiência assessorando instituições financeiras e empresas a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão, análise de riscos e avaliação de investimentos. Foi sócio da prática de sustentabilidade da Dinamus Consultoria, gerente do Programa Eco-Finanças de Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e representante do BankTrack no Brasil. Sua carreira inclui passagens pelo banco ABN AMRO (Amsterdã), a agência de classificação de riscos SR Rating e a consultoria de gestão Accenture. MBA pela IE Business School e Economista pela UFRJ. Certificado em Investimento Responsável pela University of St Andrews. Conferencista internacional nos temas Investimento Responsável e Finanças Sustentáveis.

SITAWI Fred Seifert_Frederico Seifert
Gerente de Projetos em Finanças Sustentáveis, atua desde 2011 em projetos de pesquisa e consultoria socioambiental em clientes do setor financeiro, incluindo bancos, seguradoras, gestores de recursos e private equity. Antes da SITAWI, atuou na área de mercado de capitais do BNDES, onde foi responsável por acompanhar indicadores econômico-financeiros, analisar balanços e realizar o valuation de potenciais operações. É mestrando em Políticas Públicas pela UFRJ, onde formou-se em Economia com intercâmbio acadêmico na Université de Picardie Jules Verne, França. Venceu o  Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis 2012 com trabalho sobre valuation ambiental no setor de petróleo e gás.

Cristóvão Alvescalves_leadanalyst
Analista-Chefe da SITAWI, atua desde 2013 em projetos de pesquisa socioambiental, onde já avaliou mais de 100 empresas brasileiras e sul-americanas de vários setores. Possui experiência em controladoria na Mongeral Aegon Seguros e Previdência e em defesa comercial (anti-dumping) na Placon Consultoria e Planejamento. É mestrando em Economia pela UFRJ, onde também concluiu sua graduação.

Sobre a SITAWI
A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Sua missão é mobilizar mais capital para impacto socioambiental positivo. Fundada em 2008, a SITAWI tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo e conta atualmente com 24 colaboradores. Em 2012, recebeu o prêmio Beyondbanking do Banco Interamericano de Desenvolvimento como melhor Investimento Socialmente Responsável da América Latina. www.sitawi.net

Tweet about this on TwitterShare on Facebook