SITAWI realiza empréstimo para o Lar da Bênção Divina, em SP

O Lar da Bênção Divina é uma organização não governamental, constituída em 1956, que presta serviços de apoio às comunidades carentes do entorno do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Atualmente, o Lar presta assistência a mais de 300 famílias carentes das comunidades Coréia, Vila Inglesa e Vila Santa Catarina, através de dois projetos principais: o Centro de Educação Infantil (CEI) e o Centro da Criança e do Adolescente (CCA).

O modelo de negócios do Lar está pautado em atividades pedagógicas, culturais e educacionais e as fontes de receita para operação da organização vão desde o convênio com o setor público até eventos beneficentes, enquanto as fontes de despesas da organização se concentram em despesas com pessoal e serviços de terceiros.

O problema:

A situação financeira do Lar é bastante volátil, e apresenta uma forte dependência de doações. A principal fonte de receitas deixou de ser a Prefeitura Municipal de São Paulo (através dos projetos CEI e CCA) em 2012 e passou a ser a Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro. O restante das receitas vieram de doações diversas, que em 2014 representou 38% do total de receitas. No entanto, a participação das doações e o valor absoluto das mesmas caíram significativamente de 2012 até o momento. Além disso, o acesso a crédito é restrito a linhas de crédito para pessoa física – diretores do Lar e sócios da Santa Fé Portfolios – gestora de recursos associada ao Lar.

A solução:

O Lar da Bênção Divina chegou à SITAWI à procura de um empréstimo ponte, como forma de suportar as operações até o mês de outubro, quando será realizado o jantar anual beneficente, evento que historicamente representa cerca de 20% das receitas anuais da organização. Foi realizado um empréstimo social no valor de 75 mil reais em agosto de 2015.

O impacto:

O impacto social do Lar se dá através da educação e da introdução de crianças e jovens ao mundo da música, da cultura e das artes para a população carente das comunidades em torno do Aeroporto de Congonhas. Até o ano de 2015, foram mais de 2,3 milhões de sopas servidas, 2.789 crianças atendidas, 4.900 famílias atendidas com média de 261 atendimentos por ano.

 Conheça o Lar da Bênção Divina em: www.bencaodivina.org.br