SITAWI modera Painel sobre Direitos Humanos e Questões Sociais realizada pela UNEP FI

Entre os dias 5 e 7 de setembro, a SITAWI participou da Mesa Redonda de Finanças Sustentáveis realizada pelo polo regional para a América Latina da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI), em Buenos Aires. O evento comemorou os 25 anos da iniciativa da ONU, que tem o objetivo de aproximar as instituições financeiras para o compartilhamento de experiências e somar forças para a adaptação às mudanças climáticas.

Leonardo Letelier, CEO da SITAWI, moderou o painel Direitos humanos e questões sociais nas finanças: soluções globais e regionais. A sessão discutiu as experiências das instituições financeiras na geração de valor para comunidades e compartilhou tendências no campo de negócios de impacto que atuam com direitos humanos com relevância para financiamento.

“É muito importante para o campo ter uma iniciativa dessas reunindo organizações de peso. Enxergamos uma tendência de buscar um encontro dos temas de Investimento de Impacto e Investimento Responsável dentro da agenda de Finanças Positivas da UNEP FI.”, declarou Letelier.

Para Fred Seifert, Gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI, o evento representa um espaço de troca para instituições financeiras e oportunizou a reflexão a partir da exposição de tendências em finanças sustentáveis.

“O setor financeiro deve ter uma participação ativa na discussão das mudanças climáticas, pois é este que financia as atividades econômicas que podem acelerar ou conter esse processo. Assim, a viabilização dos objetivos de desenvolvimento sustentável depende diretamente da atuação das instituições financeiras, que devem incorporar as questões socioambientais na gestão e decisão de seus investimentos. Um evento como esse é fundamental pois traz esse debate para o centro da agenda de tais instituições, no contexto e com exemplos adequados à realidade e necessidades da América Latina”, comentou.