SITAWI lança serviço de pesquisa socioambiental para investidores

Organização brasileira torna-se representante para América Latina da EIRIS, agência líder global em fornecimento de pesquisa Ambiental, Social e de Governança (ASG) para investidores responsáveis

A SITAWI Finanças do Bem, organização brasileira que desenvolve soluções financeiras para impacto socioambiental positivo, lança no Brasil um serviço inédito de pesquisa ambiental, social e de governança (ASG) para investidores institucionais e instituições financeiras em parceria com a britânica EIRIS. Com sede em Londres, a EIRIS possui 30 anos de experiência em pesquisa ASG, atendendo mais de 200 clientes institucionais em todos os continentes por meio de uma rede de escritórios em 11 centros financeiros globais.

“É a primeira vez que o serviço de pesquisa ASG de empresas será oferecido no Brasil através de uma plataforma global, mas produzido com expertise local, através da equipe altamente qualificada da SITAWI”, comentou Stephen Hine, Deputy CEO da EIRIS. “Estamos replicando um modelo de sucesso, que já funcionou em outros emergentes como Coreia do Sul e México.”

A SITAWI busca atender o crescente mercado de investidores responsáveis que incorporam questões ASG em seu processo de seleção e gestão de ativos. Já são mais de 21 trilhões de dólares globalmente geridos com algum nível de integração ASG, segundo dados de 2014 da Global Sustainable Investment Alliance. No Brasil, os fundos de pensão integram aspectos socioambientais e de governança em carteiras de renda variável que somam cerca de 55 bilhões de dólares, enquanto os gestores de recursos o fazem em uma parte da carteira em torno dos 6 bilhões de dólares, segundo pesquisa inédita da própria SITAWI, a ser lançada em setembro/2015.

“Inúmeros trabalhos acadêmicos já provaram que as questões ASG impactam o fluxo de caixa e custo de capital das empresas. Para entender esses impactos e tomar melhores decisões, investidores precisam de informação e análise especializada que a parceria da SITAWI com a EIRIS poderá prover”, afirma Gustavo Pimentel, diretor da SITAWI.

A SITAWI já possui cobertura ASG de 100 empresas brasileiras de capital aberto desde 2013, incluindo todas as integrantes do Ibovespa e do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Agora, as análises e ratings estarão disponíveis através da plataforma web da EIRIS, onde os investidores brasileiros poderão acessar também mais de 3500 empresas listadas nas principais bolsas do mundo.

Além dos fundos de pensão e gestores de recursos, o serviço também pode ser utilizado por bancos. No segmento de project finance, todos os grandes bancos já são signatários dos Princípio do Equador, protocolo que baliza a análise socioambiental de clientes e projetos. Já a resolução 4.327/2014 do Banco Central exige que todas as instituições financeiras atuantes no país desenvolvam modelos de avaliação de riscos socioambientais.

Para atender à crescente demanda por pesquisa e consultoria ASG, a SITAWI reforçou a equipe com a contratação de Michela Aimar, que já atuou como analista de investimentos /ASG e portfólio manager na corretora e asset do ABN AMRO, respectivamente, após passar por outras posições no Barclays e Intesa San Paolo. Ela se junta a Fred Seifert, que possui 5 anos de experiência como analista de investimentos / ASG e vencedor do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis 2012, com trabalho sobre valuation ambiental no setor de óleo e gás. A equipe de Finanças Sustentáveis da SITAWI, agora com 8 profissionais, é liderada pelo diretor Gustavo Pimentel, que atua no tema há 10 anos e foi eleito segundo melhor analista socioambiental por investidores na pesquisa global Extel IRRI 2013.

Sobre a SITAWI

Fundada em 2008 com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo, a SITAWI também atua no campo das Finanças Sociais, gerindo fundos filantrópicos para grandes doadores, provendo empréstimos concessionais para organizações e negócios de impacto e trazendo conceitos inovadores ao país como os Social Impact Bonds e Fusões de Organizações Sociais. Atualmente possui uma equipe de 19 pessoas atuando nos escritórios do Rio de Janeiro (sede) e São Paulo. Em 2012, recebeu o prêmio BeyondBanking do Banco Interamericano de Desenvolvimento como melhor Investimento Socialmente Responsável da América Latina. www.sitawi.net

Sobre a EIRIS

Com mais de 30 anos de experiência em investimento responsável, a rede global EIRIS está em 11 cidades pelo mundo. A rede articula organizações pioneiras em sustentabilidade na Austrália, Brasil, Alemanha, México, Espanha e Coreia do Sul, cobrindo cerca de 3.500 empresas de 100 setores diferentes. Coordenadas, todas produzem produtos de pesquisa e soluções metodológicas. No início do ano, a metodologia própria da organização foi novamente certificada com o selo ARISTA 3.0®, um programa extremamente rigoroso e independente de verificação desenvolvido para aumentar a qualidade, accountability e transparência de pesquisas para investimento responsável.

(Release enviado à imprensa em ago/2015)

Veja a reportagem que foi publicada pelo site especializado Investidor Institucional.