SITAWI gerencia Fundo Filantrópico para uma visão de justiça como serviço público

Em setembro de 2016 a SITAWI agregou mais um projeto ao seu portfólio, com apoio da Ford Foundation, no valor de 200 mil dólares direcionado para a manutenção do Fórum Justiça. O Fórum se apresenta como um espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e  outros atores que se mostrem  interessados em discutir justiça como serviço público.

O papel da SITAWI neste contexto é fazer a gestão administrativa e financeira do recurso aportado pela Ford Foundation, além de possibilitar que as atividades sejam desenvolvidas de forma efetiva e responsável. Em 2016, atingimos a marca de 9,3 milhões de reais geridos ao longo de nossa história, com iniciativas nos temas de economia circular, educação, meio ambiente, entre outros.

A iniciativa tem como objetivo estimular o debate em torno do modelo democrático e republicano de justiça no Brasil, observando o contexto latino-americano. O Fórum Justiça (FJ) tem agregado organizações de direitos humanos, setores acadêmicos e profissionais do sistema de justiça, com especial participação de defensoras e defensores públicos.

Por um lado, o FJ problematiza a mobilização da política judicial a partir de demandas de participação, reconhecimento e redistribuição, promovendo estudos e acompanhando iniciativas profissionais, acadêmicas e da sociedade civil. Por outro, propulsiona dinâmicas de diálogo e produção de informação, organizando seminários e debates que visam contribuir para um maior engajamento público em face das instituições do sistema de justiça.

A ação é resultante de uma livre iniciativa de um grupo de Defensoras e Defensores Públicos fluminenses, em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP e o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos Poder Judiciário e Sociedade – DHPJS, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e reforça o compromisso daquela Associação com a busca por mecanismos democráticos que concretizem as demandas populares no âmbito do sistema de justiça.

Dado o papel essencial que a justiça tem exercido na vida coletiva e individual da nossa sociedade, é cada vez mais urgente e necessária a missão do FJ de reflexão crítica e engajada sobre a política judicial.

Para saber mais sobre os Fundos Filantrópicos, acesse: http://sitawi.net//gestao-de-fundos-filantropicos