SITAWI EXPANDE ATUAÇÃO PARA O MÉXICO

A SITAWI continua se consolidando como a maior consultoria em finanças sustentáveis na América Latina. Em julho, começamos mais um projeto de implementação de Sistema de Gestão de Riscos Ambientais e Sociais (SARAS), atuando pela primeira vez no México com a instituição financeira DOCUFORMAS. Esse projeto corrobora nossa expertise e participação no tema na região. Também no México, realizamos uma due diligence socioambiental em uma empresa do setor agrícola alvo de aquisição por um fundo de private equity.

Possuímos um histórico de mais de 60 projetos na avaliação, desenho, implementação e/ou treinamento em SARAS em 10 países da América Latina e Caribe: Barbados, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua e Panamá. A demanda por esses projetos deve continuar a crescer à medida que aumenta a pressão por maior sofisticação da gestão socioambiental em instituições financeiras por parte da sociedade, investidores e de entidades reguladoras.

O projeto com o DOCUFORMAS incluirá todos os componentes supracitados: apoio no diagnóstico de necessidades em gestão socioambiental e avaliação das práticas atuais, desenho de SARAS customizado, capacitação da equipe no sistema e desenvolvimento de plano de implementação. Nossa primeira visita à sede do DOCUFORMAS, na Cidade do México focou em formalizar o início da parceria, apresentar as diferentes partes envolvidas no projeto e definir próximos passos e pontos críticos da consultoria.

Por sua vez, a due diligence incluiu o mapeamento dos riscos relacionados à gestão socioambiental nas fazendas da empresa avaliada e a elaboração de um plano de ação para boa gestão nos processos produtivos. A metodologia da SITAWI foca em levantar riscos e oportunidades para ação das empresas, sempre respeitando a legislação socioambiental local e utilizando melhores práticas internacionais como referência – tais como as Normas de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (IFC Perfomance Standards).

Com histórico de atuação em mais de 15 países e mais de 60 projetos por ano, a SITAWI busca continuar difundindo as finanças do bem pela América Latina. Em linha com nossa meta de expansão no continente, abriremos um escritório em Bogotá ainda em 2019.