SITAWI é eleita uma das 5 melhores casas de pesquisa socioambiental para investidores no mundo

Em junho de 2019, foram divulgados os resultados do maior ranking sobre práticas de Pesquisa ASG  do mundo, o Independent Research in Responsible Investment – IRRI. Nesta edição, participando pela quarta vez, a SITAWI foi reconhecida em 8 categorias, sendo todas entre os top 10.

A SITAWI conquistou o quarto lugar entre as melhores provedoras de pesquisa ASG (ambiental, social e de governança) para investidores do mundo e ficou no Top 10 em outras três categorias: Melhores em Governança Corporativa (7° lugar), Melhores em Pesquisa de Mudança Climática (5° lugar) e Melhores em Outras Temas de Sustentabilidade (4° lugar).

“Somos a única organização de mercados emergentes a figurar no Top10 em diversas categorias do IRRI, batendo grandes nomes do setor, inclusive multinacionais. Em um mercado que caminha para consolidação global, provamos que nosso modelo com foco, profundidade de análise e expertise local pode entregar ainda mais valor para os investidores que buscam integrar ASG em suas decisões” comentou Gustavo Pimentel, diretor da SITAWI.

Nas categorias individuais, Cristóvão Alves, Analista Chefe da SITAWI, garantiu a segunda colocação como melhor analista ASG do mundo, tanto sob a ótica dos investidores quanto das empresas avaliadas. O Diretor de Finanças Sustentáveis, Gustavo Pimentel,  foi reconhecido como o 3° Indivíduo que Mais Contribuiu para a Agenda de Investimento Responsável em 2018. Pimentel também foi considerado um dos 3 Melhores Profissionais de Vendas/Relação com Clientes no tema.

“Os desafios de investimento responsável no mercado brasileiro e LatAm são bastante específicos e demandam uma lente mais tropicalizada. Vejo essa premiação como um reconhecimento da nossa equipe pelos últimos sete anos provendo análises de alto nível para gestores de ativos locais e, também, como uma oportunidade para passarmos a atender investidores estrangeiros que aplicam no Brasil”, comenta Cristóvão Alves.

O IRRI 2019 contou com 954 respondentes de 44 países. A pesquisa foi feita através de perguntas cuidadosamente destinadas para especialistas ASG, governança corporativa e executivos sênior de Relações com Investidores e Sustentabilidade de empresas listadas. O IRRI se transformou em uma das principais fontes de informação sobre Investimento Responsável e de acordo com os resultados da pesquisa, os investidores institucionais estão exigindo cada vez mais que os gestores de ativos integrem fatores ASG no processo de pesquisa e alocação de capital. Para conhecer todos os resultados, acesse aqui.

Desde 2013, a SITAWI analisa a performance ASG de empresas e instituições financeiras e é a única representante do Brasil no ranking principal do IRRI. Aumentamos a equipe de analistas e consultores, agora com 20 profissionais, e já cobrimos com valuation ASG 224 empresas na América Latina, sendo 150 brasileiras. Continuamos a oferecer 4000 empresas globalmente na metodologia de rating ASG de nossa parceira VigeoEiris, agência líder em pesquisa socioambiental para investidores.