SITAWI desenvolve simulador de energia solar

Ferramenta gratuita permite que consumidores de energia testem a viabilidade econômica da instalação de painéis solares

A energia solar, além de limpa, vem ficando cada vez mais competitiva com relação a outras fontes, principalmente quando utilizada como microgeração distribuída. Neste modelo, consumidores de energia, que podem ser residências bem como empreendimentos comerciais e industriais, instalam painéis solares com até 1 MW de capacidade em seus telhados, se tornando produtores de energia.

No entanto, muitas variáveis podem influenciar na viabilidade econômica dessa energia, tais como custo do equipamento, volume e horário de consumo, tributação e o preço da eletricidade vendida pelas distribuidoras, que variam de estado para estado. A ferramenta desenvolvida pela SITAWI permite que consumidores de energia de qualquer estado brasileiro teste esta viabilidade econômica utilizando dados simples e disponíveis sobre seu próprio consumo.

O Simulador foi desenvolvido no final de 2014 a pedido do Instituto Ethos, que liderava o projeto “Negócios Sustentáveis: Transformando Ideias em Modelos Inovadores”, cujo objetivo foi demonstrar a viabilidade e o diferencial competitivo dos negócios sustentáveis no Brasil. Ao longo de 2014 o projeto realizou cinco encontros em que foram aplicadas metodologias como design thinking, Business Model Canvas, modelagem financeira entre outros. O grupo composto por nove grandes empresas, especialistas em finanças, sustentabilidade e design escolheu trabalhar a modelagem  da microgeração distribuída solar fotovoltaica para empresas de diferentes tamanhos e modelos de contratação de energia.

A SITAWI Finanças do Bem foi responsável pela metodologia e facilitação dos encontros e pela produção do Simulador.

Leia o tutorial para uso e acesse o simulador!

Para mais informações, acesse o site do projeto.