SITAWI dá parecer de segunda opinião a primeiro título sustentável de saneamento no Brasil

A Iguá Saneamento acaba de emitir um título sustentável no valor de R$ 620 milhões, tornando-se a primeira a realizar uma operação desse tipo para projetos de saneamento (água e esgoto) no Brasil. O prazo será de 14 anos, com taxa de pagamento de IPCA + 6,10% ao ano.

A SITAWI foi responsável pelo parecer de segunda opinião (SPO) da operação, que envolveu Itaú BBA, Santander, BV e XP como coordenadores. A emissão levará em consideração aspectos não somente ambientais, mas também sociais. Os recursos serão destinados à atuação da empresa na cidade de Cuiabá, financiando expansão de suas redes de água e esgoto.

“A emissão da Iguá Saneamento visando captar recursos para ampliação e otimização do sistema de saneamento básico de Cuiabá é pioneira não somente por buscar a comprovação de sua adicionalidade ambiental via SPO, mas também por dar visibilidade aos benefícios sociais obtidos através da universalização do acesso ao saneamento, direito básico da população. Estas características somadas permitem etiquetar a operação como um Título Sustentável”, comentou Rafael Gersely, Consultor Sênior de Finanças Sustentáveis da SITAWI.

Os títulos sustentáveis são instrumentos de dívida como debêntures, Letras Financeiras, CRA, LCA, FIDC, entre outros, com adicionalidade ambiental e social comprovada, comprometendo-se a financiar ativos verdes ao mesmo tempo em que também enfrentam desafios e tragam resultados positivos na dimensão social para populações potencialmente vulneráveis.

A SITAWI é a organização com maior experiência na avaliação externa de títulos temáticos (verdes, sociais, sustentáveis) no Brasil, responsável pelo parecer de mais de 90% das emissões brasileiras domésticas, que, somadas, já financiaram mais de R$ 6 bilhões em projetos e ativos sustentáveis. Também criou uma taxonomia nacional de projetos e um guia para emissores.

No final de junho, a organização foi responsável pela publicação e atualização do primeiro banco de dados completo de títulos temáticos no Brasil. Acesse-o aqui