Rafael Ribeiro fala sobre inovação no setor público para plataforma UM BRASIL

O coordenador de Social Impact Bonds da SITAWI participou de um debate sobre inovação na gestão pública realizado pela plataforma UM BRASIL. Mediado por Sabine Righetti, o painel foi integrado também por Willian Bueno e Silva, analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento e Rafaela Dias Romero, mestre em Engenharia de Transportes e em Gestão Pública.

Quando questionados sobre a possibilidade de ter eficiência no setor público, é feito um contraponto sobre o conceito de eficiência em sua aplicação no setor público e privado. Rafael comenta que a ideia de eficiência está ligada, normalmente, a entregar o mesmo serviço ou produto com um custo menor.

Segundo ele, a busca da eficiência terá um significado diferente em arranjos de atuação e destaca a relevância da eficácia no setor público. Atender a população de uma forma ainda melhor, que leva em consideração o impacto social e não só o financeiro, implementando soluções que vão tornar o sistema como um todo mais eficiente.

Ao mencionar exemplos de inovações sociais os exemplos de atenção domiciliar para pacientes crônicos, redução da reincidência criminal e evasão escolar. Rafael pontua a importância da prevenção dos problemas coletivos e ressalta a importância de pensar no impacto e não somente na oferta.

O debate realizado em parceria com  a Columbia Global Centers l Rio de Janeiro pode ser conferido na íntegra no vídeo a seguir:

Sobre UM BRASIL

É uma plataforma multimídia composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes do meio acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo desses encontros aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do Brasil.