R$5,8 milhões mobilizados para investimento de impacto socioambiental positivo

Em 2020, a SITAWI mobilizou R$5,8 milhões através da Plataforma de Empréstimo Coletivo, que foi criada com o objetivo de acessibilizar o investimento de impacto. Apoiamos 11 negócios de impacto em 3 rodadas ao longo do ano, mobilizando 195 investidores e avançando em direção à democratização do investimento de impacto no Brasil.

Os negócios de impacto apoiados pela Plataforma têm variadas áreas de atuação como por exemplo agricultura, resíduos sólidos, audiovisual, tecnologia e outras. Esses negócios podem usar os recursos para alavancar suas operações gerando ainda mais lucro e, principalmente, impacto social e/ou ambiental positivo na sociedade.

Entre as organizações que participaram das captações realizadas em 2020 está a YouGreen, uma cooperativa que promove a gestão integrada de resíduos sólidos. A cooperativa possui quase 50 cooperados entre egressos do sistema prisional, imigrantes, refugiados, moradores de abrigos e transsexuais, garantindo um salário justo e trabalho digno para todos. Os serviços vão desde a separação, triagem e coleta dos resíduos até a destinação final, incluindo consultoria para adequação às normas legais e sanitárias e o treinamento de equipes de limpeza.

Por seus resultados e seu modelo pioneiro, a Plataforma de Empréstimo Coletivo foi a grande vencedora do prêmio Environmental Finance IMPACT Awards 2020 na categoria Iniciativa de Impacto do Ano da América Latina e Caribe. A premiação busca reconhecer e recompensar o trabalho dos investidores de impacto em âmbito global, e destacar as melhores práticas e a liderança de pensamento em todas as classes de ativos no mundo.

Para mais informações, entre em contato conosco.