Quarto encontro do IPC dá início à construção de engajamento de investidores locais

No dia 19 de fevereiro, ocorreu o 4º encontro do IPC – Investidores pelo Clima, iniciativa liderada pela SITAWI com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). 

O encontro reuniu 24 participantes, em São Paulo e no Rio de Janeiro, para tratar de estratégias climáticas de propriedade ativa. Foram apresentados cases e dados de iniciativas que mostram como as mudanças climáticas afetam de forma definitiva o mercado. Nesse sentido, as apresentações trouxeram exemplos de como as corporações e investidores podem fazer, na prática, para se adaptarem a esse cenário, realocando o capital para investimentos qualificados. “Isso está acontecendo agora. Vai gerar impactos financeiros e nós podemos fazer algo sobre isso”, disse Rick Stathers, que apresentou o case de propriedade ativa da Aviva Investors.

Carla Schuchmann, Gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI, afirma que vê os investidores cada vez mais interessados no tema Mudanças Climáticas. “No quarto encontro, tivemos a oportunidade de conversar com dois investidores internacionais para compreender como eles estão trabalhando a temática em suas ações de engajamento e voto. Também contamos com a apresentação sobre a Climate Action 100+, do PRI, iniciativa que une investidores para engajarem empresas intensivas em emissões de Gases de Efeito Estufa. Com estas inspirações, começamos a desenhar conjuntamente uma iniciativa de engajamento de investidores brasileiros com empresas locais”, comentou.

Além da equipe da SITAWI, o encontro contou, também, com apresentações de James Malone, da Legal and General Investment Management (LGIM), Ben Pincombe e Marcelo Seraphin, do Principles of Responsible Investment (PRI), Rick Stathers, da Aviva Investors e Caroline Dihl Prolo e Pedro Pessoa, da Stocche Forbes.

Sobre o IPC

O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da SITAWI Finanças do Bem, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) através de seu programa de economia de baixo Carbono. É uma abordagem pioneira no país, cujo principal objetivo é engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na descarbonização de seus portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco. Acesse o Guia: http://bit.ly/GuiaDescarbonizacao