Publicações e compromissos públicos fomentam o avanço das Finanças do Bem no Brasil

Em 2020, a SITAWI lançou publicações e compromissos públicos que fomentaram o avanço das Finanças do Bem no Brasil. Entre elas está o Guia de Descarbonização de Portfólios (sob a iniciativa IPC Investidores pelo Clima), que tem como objetivo apresentar a investidores profissionais a importância da descarbonização de portfólios e as etapas dentro deste processo. O IPC é uma iniciativa da SITAWI Finanças do Bem, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa de Economia de Baixo Carbono, e que conta com a parceria do CDP e do PRI (Principles for Responsible Investment).

O Guia de Descarbonização de Portfólios foi um dos materiais mais baixados no ano de 2020. O especialista em finanças sustentáveis, Rafael Gersely, destacou a importância da iniciativa: “Nossa iniciativa tem como objetivo engajar e capacitar investidores profissionais na agenda da descarbonização de portfólios. Vê-la crescer e alcançar cada vez mais interessados significa darmos passos importantes para a mitigação das mudanças climáticas e os seus efeitos”, diz ele.

O Compromisso dos investidores IPC também foi destaque no ano de 2020. BTG Pactual Asset Management, Itaú Asset Management, JGP e Santander Asset Management foram as primeiras instituições a assinarem o compromisso da iniciativa. Ao aderir ao compromisso, os investidores declaram a importância dos desafios, riscos e oportunidades impostos pelas mudanças climáticas e afirmam que é parte do seu dever fiduciário, perante aos clientes e beneficiários, prezar pela segurança, resiliência e perenidade de seus investimentos e contribuir para um futuro seguro para as próximas gerações.

Para mais informações, entre em contato conosco.