Plataforma de aceleração apoia coletivos ativistas do Pará na mobilização de cidadãos por mudanças socioambientais

Apesar da Amazônia desempenhar um papel central em relação à agenda climática, hoje a discussão ao redor dela ainda está distante da realidade e dos desafios locais reais, e a sociedade civil local tem pouco espaço em fóruns estratégicos para as suas proposições e demandas. Além disso, apesar do papel fundamental que desempenham, muitas organizações locais compartilham uma dor: a falta de estrutura e recursos para executar projetos e crescer.

Pensando nisso, a plataforma IARA (Inovação e Aceleração na Região Amazônica) foi criada para fortalecer e amplificar coletivos e organizações ativistas do Pará, que estão articulando mudanças e construindo uma Amazônia melhor para as pessoas e para a natureza. A IARA garante que esses agentes tenham mais ferramentas e recursos disponíveis para crescer e seguir gerando impacto.

A plataforma IARA foi idealizada pela Purpose Brasil, organização global formada por ativistas que cria soluções de impacto para promover mudanças no mundo, e desenvolvida com o apoio do Impact Hub, incentivador de negócios e projetos empreendedores. A SITAWI é responsável pela gestão financeira do Fundo Filantrópico da plataforma.

Oportunidades

O Fundo Filantrópico selecionou, através de um edital, 7 organizações que buscam mudanças nos eixos de mobilidade sustentável, economia da floresta em pé, saneamento básico e acesso à água e defesa do território, para participar de uma jornada de aceleração com duração de três meses.

A jornada teve início em um processo de capacitação composto por oficinas e mentorias, onde foram compartilhadas metodologias e ferramentas para criação de campanhas de impacto. Dessa forma, a IARA vai conduzir as iniciativas em um percurso prático de aprendizado onde cada organização irá construir sua própria campanha com o apoio de uma equipe de estrategistas, campaigners e criativos fornecidos pela plataforma.

Também serão ofertadas oficinas quinzenais e uma consultoria customizada por três meses, com foco no apoio às iniciativas em seus maiores desafios organizacionais, para que desenvolvam autonomia e potencializem seu trabalho. Cada iniciativa receberá um suporte de R$35 mil para execução de suas campanhas e auxílio no desenvolvimento institucional. Você pode conferir o edital completo aqui.

Saiba mais sobre a IARA acessando o site.