Pesquisa ASG – InfoFlash Vigeo Eiris

Nossa atuação em Pesquisa ASG conta com a parceria da Vigeo Eiris, resultado da fusão das duas agências líderes da Europa em outubro de 2015. Este primeiro InfoFlash pós fusão traz informações sobre os serviços agora disponíveis no Brasil através da SITAWI, além dos já conhecidos relatórios de performance socioambiental de empresas e segunda opinião em emissões de Green Bonds.

– presença em 15 países

 – equipe multicultural de 180 profissionais que falam 26 idiomas

 – cobertura de 6000 empresas, incluindo a triagem de controvérsias e atividades

 – uma divisão dedicada à inovação, que trabalha juntamente com as equipes de pesquisa e serviço a clientes

 – novos produtos e serviços disponíveis em todos os mercados, diretamente ou através de parceiros locais como a SITAWI

Green Bonds

Os Green Bonds constituem um segmento em plena expansão do mercado de dívida, tendo atingido a marca de 59,7 milhões de euros emitidos no fim de 2015. Esta é uma nova oportunidade de financiamento a ser aproveitada por empresas que possuem ativos verdes. A SITAWI, em parceria com a Vigeo Eiris, auxilia os emissores em cada fase do projeto de emissão e provê um parecer independente (segunda opinião) sobre as credenciais verdes e climáticas dos ativos.

Fusões e Aquisições

O alinhamento de culturas corporativas e práticas de gestão são fatores importantes para o sucesso de fusões e aquisições: o nível de integração ASG constitui um indicador dos riscos e oportunidades destas operações. A SITAWI, em parceria com a Vigeo Eiris, auxilia compradores e vendedores, inclusive fundos de private equity, através de um mapeamento de riscos ASG de cada entidade e fornece recomendações para:

  • identificar lacunas de desempenho e fatores de risco ASG

  • priorizar objetivos de curto e médio prazo para mitigar riscos

  • manter ou reforçar o desempenho ASG global da nova organização

Pegada de Carbono e Transição Energética

O Acordo de Paris e o avanço da regulamentação colocam a transição energética e as mudanças climáticas no centro das melhores práticas de investimento, exigindo novas estratégias para a alocação de recursos. A SITAWI, em parceria com a a Vigeo Eiris, calcula a pegada de carbono de portfólios, bem como a performance dos ativos na transição energética, a fim de:

  • apoiar decisões de investimento que integram os riscos das mudanças climáticas, como ativos encalhados relacionados aos combustíveis fósseis
  • prever e mitigar esses riscos, como parte de sua responsabilidade fiduciária

  • promover o diálogo com os gestores das empresas no portfólio

  • Bens e Serviços Sustentáveis

  • A avaliação das contribuições das empresas ao desenvolvimento sustentável pode complementar as abordagens de risco dos investidores e seus critérios de decisão. Esta perspectiva é consistente com o 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotada pelos Estados-membros das Nações Unidas em Setembro de 2015. A SITAWI, em parceria com a Vigeo Eiris, pode mapear portfolios em busca das empresas que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável a fim de:
  • desenvolver pesquisas temáticas

  • identificar estratégias de investimento de impacto

  • informar decisões de investimento, refletindo o envolvimento das empresas com bens e serviços sustentáveis

  • Propriedade Ativa

  • Graças a práticas de engajamento, acionistas podem incentivar as empresas a gerirem seus riscos ASG. Esta estratégia é cada vez mais comum a nível mundial e reforça a abordagem de investimento responsável. A SITAWI, em parceria com a Vigeo Eiris, apoia investidores a classificarem as empresas em suas carteiras de acordo com exposição ao risco ASG, a fim de:
  • promover o diálogo com as empresas mais expostas aos riscos ASG

  • cumprir seu dever fiduciário em influenciar o comportamento das empresas

  • mitigar os riscos ASG para melhorar o desempenho financeiro a longo prazo

    Mais informações: Gustavo Pimentel gpimentel@sitawi.net