PALESTRA: Leonardo Letelier, do SITAWI Finanças para o Bem

Para uma plateia de 25 pessoas reunidas na casa da CEO da BrazilFoundation, Patricia Lobaccaro, Leonardo Letelier ministrou palestra dia 24 de abril, onde falou, dentro da série Ideias que Transformam o Brasil, sobre o trabalho da ‘SITAWI Finanças para o Bem’. Implantada pelo próprio para dar suporte ao desenvolvimento na infra-estrutura financeira para o setor social, trata-se do primeiro fundo brasileiro, baseado em fornecimento de crédito às empresas e uma espécie de reciclagem dos reembolsos para o fundo.

Desde 2009, a SITAWI concedeu empréstimos num valor total de US$ 1 milhão, pulverizados entre dez organizações. Em pouco mais de uma hora, Leonardo Letelier deu uma aula de educação financeira para o terceiro setor, ressaltando a importância do investimento da sociedade em intermediários financeiros e desenvolvimento e profissionalização nas organizações envolvidas para multiplicar seus fundos e arrecadações.

Atualmente, as fronteiras entre o setor privado e terceiro setor estão cada vez menores. E, dentro dessa tendência, as empresas têm se mostrado mais interessadas em impacto social e as organizações do terceiro setor estão mais focadas em novos modelos de gestão que garantam sua sustentabilidade. Letelier falou um pouco do crescimento do setor de negócios sociais e deu exemplos de vários modelos em crescimento no Brasil.

A SITAWI ganhou o prêmio beyondBanking BID para investimentos socialmente responsáveis em 2011. Antes de estabelecer a empresa, Leonardo, que é graduado em Engenharia Industrial pela USP e tem MBA pela Harvard Business School, trabalhou para a McKinsey por 8 anos. Ele esteve em Nova York, em rápida passagem, antes de participar da conferência de Impacto no Estado, promovido pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em Washington DC.

http://brazilfoundation.org/portugues/noticias/post.php?post=2118