Lab de Inovação: o florescer das Finanças Sociais no Brasil

Tweet about this on TwitterShare on Facebook

Mudar a forma como os negócios são feitos e pensar no impacto é fundamental para transformar o planeta. O Lab de Inovação em Finanças Sociais reuniu diversos atores para pensar coletivamente e criar uma agenda comum para resolver os desafios do ecossistema.

A iniciativa da Força Tarefa de Finanças Sociais – da qual a SITAWI Finanças do Bem e o Instituto de Cidadania Empresarial fazem parte –  em parceria com a Aoka Labs, proporcionaram encontros de 57 organizações, dentre governos, universidades, institutos, fundações, empresas, aceleradoras e empreendedores, somando 80 participantes, para criar protótipos de atuação para implementação das recomendações da FTFS.

finanças sociais
57 organizações dentre governos, universidades, empresas, aceleradoras, empreendedores, institutos e fundações participaram do Lab de Inovação em Finanças Sociais

“As Finanças Sociais são ferramentas que vem com escolhas associadas de que tipo de mundo a gente está construindo”, comenta Leonardo Letelier em depoimento ao Lab de Inovação. “O que todos estão enxergando é o florescer desse novo campo de Finanças Sociais no Brasil”, complementou.

Essa mudança de paradigma envolve cinco elementos sistêmicos em torno de um propósito central: pessoas, colaboração, aprendizagem e um novo paradigma sobre controle. Esses fundamentos possibilitam que os atores saiam de suas perspectivas individuais e comecem a  criar um entendimento coletivo, ou seja, partem de uma visão particular para um viés coletivo, através da utilização da Teoria U como metodologia.

Confira o vídeo produzido pela Aoka Labs sobre o Lab de Inovação:

O Laboratório, com duração de 6 meses, proporcionou encontros formais, incluindo uma apresentação dos resultados. O primeiro consistiu em uma reunião de kick off com o objetivo de apresentar às instituições estratégicas a proposta de criação do Lab de Inovação em Finanças Sociais, promovendo uma conexão preliminar com o tema.

A segunda etapa foi o encontro de co-criação para construir conjuntamente uma visão sistêmica do campo das finanças sociais e negócios de impacto; traçar estratégias e planos de ação colaborativos para avançar na implementação das recomendações prioritárias; definir papéis e responsabilidades para cada ator e formatação dos protótipos. Os demais espaços foram pensados para acompanhamento e apresentações de resultados.

Grupos de trabalho reunidos para estruturar os protótipos de atuação
Grupos de trabalho reunidos para estruturar os protótipos de atuação

Institutos e Fundações de Impacto

Dentro dos protótipos de atuação, um dos desafios consistiu em aprofundar o entendimento e a prática das fundações e institutos (empresariais, familiares e independentes) no campo de finanças sociais e negócios de impacto, tendo como meta a criação de pilotos de doações e investimentos na área. Esse espaço contou com a realização de uma oficina com a participação da analista de Finanças Sociais da SITAWI, Andrea Resende.

O tema, relacionado com as recomendações referentes ao Protagonismo de Fundações e Institutos e Formatos Inovadores para apoio a investimento a NI, teve dentre os envolvidos Carolina Alves de Jongh – Instituto Votorantim; Jair Resende – Instituto Intercement; José Aliperti – Kidu; Fábio Deboni – Instituto Sabin; Frederico Rizzo – Broota; e Sandra Ortiz – BMW Foundation.

Teoria U

A Teoria U é uma tecnologia social, um “framework” que ajuda lideranças a intervirem em um sistema gerando transformações. A metodologia parte da construção de objetivos comuns a partir de uma profunda conexão com realidade. E, a partir daí, busca criar protótipos de soluções concretos para o tema desenvolvido. No Lab de Inovação em Finanças Sociais todo o processo terá o apoio, como “Thinking Partner”, do Presencing Institute, fundado pelo professor Otto Scharmer do Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA), criador da Teoria U.

teoria u

Saiba mais: http://bit.ly/LabInovaçãoFTFS

Tweet about this on TwitterShare on Facebook