Novo Fundo Filantrópico Rotativo ajuda a manter vivos os micro e pequenos negócios brasileiros

O CoVida20 é um programa de financiamento para pequenos negócios de impacto que estejam comprometidos com a manutenção de emprego e renda durante a Covid-19. O programa apoiará negócios que atuam em prol de uma Nova Economia por meio do acesso a empréstimos com taxas reduzidas, carência e prazos alongados. 

Essas condições especiais são viabilizadas pela modalidade de investimento conhecida no mercado como Blended Finance, que consiste na combinação de diferentes tipos de capitais –  como recursos filantrópicos e recursos privados, de investidores remunerados com juros, por exemplo – com o objetivo comum de estimular o financiamento a projetos sustentáveis em países em desenvolvimento. Esses capitais farão parte da composição do financiamento para os negócios de impacto, de forma a minimizar perdas dos investidores de varejo, alargar o prazo de repagamento e diminuir a taxa de juros dos empréstimos.

Esse empréstimo pretende garantir, ao longo dos próximos meses, o fluxo de caixa necessário para manter os empregos e a renda das pessoas que atuam pelo negócio de impacto, tanto colaboradores quanto serviços terceirizados e pró labore. O montante será disponibilizado na plataforma de empréstimo como “rodadas” mensais e pode comportar de 1 a 4 rodadas de empréstimo de acordo com a sua necessidade. 

A iniciativa, idealizada pelo Sistema B, Capitalismo Consciente Brasil, Trê Investindo com Causa e Din4mo, conta com parceiros estratégicos como a SITAWI, o ICE e a Wright Capital. O empréstimo será fornecido a partir de diferentes investidores por meio de uma plataforma eletrônica de empréstimo direto entre pessoas P2P (peer-to-peer). A plataforma é operacionalizada pela MOVA, uma instituição financeira devidamente aprovada e autorizada pelo Banco Central do Brasil como SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas).

A captação será realizada junto a grandes empresas, grandes e pequenos investidores e será direcionada para concessão de crédito a um baixo custo. Nesse contexto, para fazer a gestão do capital filantrópico proveniente de grandes empresas, institutos e fundações, foi desenhado um Fundo Filantrópico Rotativo, com gestão financeira da SITAWI.

O CoVida20 prevê atender, em sua primeira etapa, aproximadamente 100 negócios e movimentar a partir de R$ 15 milhões em empréstimos, conectando investidores a negócios de impacto. Saiba mais: https://covida20.com.br/