Novo Fundo Filantrópico busca fortalecer o sistema de saúde do Noroeste Paulista

Em resposta à pandemia do novo coronavírus, o Movimento Noroeste Com Vida criou, com o apoio da SITAWI e da BSocial, um Fundo Filantrópico de mesmo nome para o fortalecimento do Sistema Público de Saúde do Noroeste Paulista. Seu principal objetivo é conscientizar e adquirir os itens necessários para que a população da região passe pela fase crítica do COVID-19 com a melhor estrutura possível no que diz respeito à saúde. Mais de 40 municípios fazem parte do Noroeste Paulista, que conta com mais de 1 milhão de pessoas. 

A iniciativa é resultado de uma colaboração com as prefeituras da região. “Só unindo todos os municípios da região e tendo uma ação coordenada entre eles, que podemos proteger e cuidar da nossa população, podendo ser uma referência de gestão regional para o Estado de São Paulo e para o País”, comentou Dario Ferreira Guarita Neto, instituidor do Fundo.

Os recursos serão destinados aos principais hospitais da região, após avaliação de um corpo técnico e gestor independente, e a meta inicial é levantar R$5 milhões. A arrecadação de doações financeiras está sendo realizada pela BSocial, uma plataforma que colabora com a economia social viabilizando doações para organizações da sociedade civil. 

O Fundo tem a gestão financeira realizada pela SITAWI, responsável por sua operacionalização. Desde a criação do primeiro Fundo Filantrópico, em 2012, a SITAWI já fez a gestão de mais de 30 Fundos, possibilitando que diversas organizações unissem esforços no co-financiamento de uma estratégia comum. Entendemos que a nossa expertise em gestão financeira pode viabilizar e alavancar iniciativas socioambientais filantrópicas e acreditamos que superar a pandemia é um compromisso de toda a sociedade.

Saiba mais.