Lets talk about business: a forma de financiamento certa para cada fase da vida de um empreendimento socioambiental

Lançamento de eBook  mostra o caminho das finanças para negócios com causa

Para auxiliar empreendedores a alavancar recursos para financiar seus negócios, a SITAWI Finanças do Bem e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) lançam hoje o eBook gratuito “Financiamento de Empreendimentos Socioambientais”. A dificuldade para acessar capital enfrentada por esses investidores figura em segundo lugar na lista de maiores barreiras para o crescimento, atrás apenas dos altos valores e complexidade de carga tributária, segundo pesquisa de 2014 da Endeavor em São Paulo.

“A ideia da publicação é de poder contribuir para a instrumentalização dos empreendedores que querem fazer o bem à sociedade, mas que esbarram, ou empacam, no acesso a recursos”, explica o CEO e Fundador da SITAWI, Leonardo Letelier. Esses negócios tem alto potencial de solucionar problemas sociais e ambientais, uma vez que estruturam seus planos de negócio em torno de causas, podendo ou não lucrar a partir de suas atividades.

O eBook aborda 9 diferentes tipos de instrumentos de financiamento disponíveis e explica de forma didática a adequação de cada um ao estágio de maturidade de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia, passando pela fase inicial, de estruturação do modelo de negócio, seu crescimento e expansão até sua maturidade.

Pílulas em vídeos com especialistas para empreendedores socioambientais

Para levantamento das informações do livro, a SITAWI, com apoio do ICE, produziu no Rio e em São Paulo dois eventos para discutir os mecanismos de financiamento para esta classe de atividades. Especialistas da Artemisia, GAG Investimentos, VOX Capitals, Inseed Investimentos palestraram para mais de cinquenta empreendedores, e, para aqueles que não puderam comparecer aos eventos, a SITAWI publicou uma playlist no YouTube com os melhores momentos e falas em “pílulas” das palestras para o público se inteirar e complementar a leitura.

eBook (clique)

YouTube – pílulas para empreendedores socioambientais

*Referência bibliográfica

http://www.bmaiscompet.com.br/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=43777&conta=45&id=173259

Estudo da Endeavor, 2014

http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/227