Instrumentos financeiros inovadores para investimento em eficiência energética

Ao longo de dois dias, mais de 40 especialistas de diversas localidades se reuniram no evento “Instrumentos Financieros Innovadores para fomentar Inversiones Eficiencia Energética”, realizado em Lima, Peru. O encontro  aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro e contou com a participação da SITAWI Finanças do Bem.

20161116 Alide LIma-Peru (2)
Mais de quarenta especialistas participaram do evento

Os palestrantes expuseram perspectivas e conhecimentos sobre modelos de financiamento inovadores para eficiência energética, bem como oportunidades e desafios que têm enfrentado no desenvolvimento de programas os setores interessados.

“Ao conhecer as experiências de vários países latino-americanos e asiáticos no tema, ficou clara que a principal barreira para eficiência energética nos países é gerar confiança no empresário para investir nos projetos. O Programa de Eficiência Energética Segura do BID, cuja coordenação técnica no Brasil é realizada pela SITAWI, endereça justamente essa barreira. Estamos animados para fazer pilotos em 3 estados já em 2017”, comentou Gustavo Pimentel.

Pimentel compôs o painel de “Últimas tendências em iniciativas de eficiência energética”, ao lado de Mustapha Kleiche, French Development Agency, AFD; Sarah Challe, UNEP-FI;  Jeff Schub, Coalition for Green Capital (CGC) / Green Banks Network (GBN); e Heidi Sumser, The Global Climate Partnership Fund (GCPF).

Gustavo Pimentel participou do painel de "Latest trends on energy efficiency initiatives"
Gustavo Pimentel participou do painel de “Latest trends on energy efficiency initiatives”

A conferência foi organizada pela ALIDE, Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, UN Environment, Association of Development Financing Institutions in Asia and the Pacific e Danish Energy Agency. O comitê organizador gerou um relatório do evento, como parte das atividades de colaboração e capacitação para apoiar os Bancos Nacionais de Desenvolvimento (NDBs) na América Latina e no Caribe, que pode ser conferido neste link.

Para saber mais sobre a atuação da SITAWI no âmbito da eficiência energética, visite nossa página de Consultoria em Finanças Sustentáveis e Pesquisa ASG. Acesse, também, publicações como Financiamento à energia renovável e Destravando o financiamento à eficiência energética no Brasil.