Instituto Escolhas oferece bolsa de estudos para o programa da Cátedra Economia e Meio Ambiente

O Instituto Escolhas está recebendo inscrições para o programa de mestrado e doutorado da Cátedra Economia e Meio Ambiente. Os interessados devem estar regularmente matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu no Brasil, mestrado ou doutorado, na área de Ciências Econômicas. Serão disponibilizadas 3 bolsas, sendo 2 de mestrado e 1 de doutorado, com valores de R$1.500 e R$2.200, respectivamente. O prazo para envio da documentação é 06 de fevereiro.

O processo seletivo do Programa de Bolsas Economia e Meio Ambiente de Mestrado e Doutorado do Instituto Escolhas é composto por 02 etapas, consecutivas e eliminatórias: inscrição e análise do projeto de pesquisa e currículo. O edital disponibilizado no site oficial do programa. Para mais informações, acesse: http://escolhas.org/mestrado-e-doutorado-edital-de-selecao-ano-de-2017/

O Programa de Bolsas de Estudo

O Programa de Bolsas do Instituto Escolhas tem o objetivo incentivar a formação de profissionais que desenvolvam pensamento crítico e pesquisa de excelência sobre as questões socioambientais contemporâneas a partir da abordagem das ciências econômicas, mediante a concessão de bolsas a alunos de mestrado e doutorado com destacado empenho acadêmico.

Os bolsistas do Instituto Escolhas terão acesso, para apresentação e discussão de seus trabalhos, a equipe do Instituto Escolhas. O Escolhas também poderá proporcionar, para os interessados, o contato com professores-pesquisadores da Cátedra e com gestores e especialistas dedicados ao tema ambiental.

Por meio do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Centros Urbanos, o Insper poderá apoiar a orientação de pesquisas dos bolsistas, bem como promover Workshops/Conferências para discussão dos resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas.

Além disso, os bolsistas terão preferência para inscrição nos cursos ofertados no âmbito da Cátedra Escolhas.

A Cátedra Instituto Escolhas em Economia e Meio Ambiente

A Cátedra de Economia e Meio Ambiente visa fomentar o ensino e a pesquisa no Brasil das questões socioambientais contemporâneas e globais a partir da abordagem das ciências econômicas. Com ações de estímulo à cooperação entre instituições brasileiras e estrangeiras, à pesquisa e ao ensino, a Cátedra pretende contribuir para aumentar a formação e pesquisa nesta área. Assim como, a Cátedra pretende ampliar o número pesquisadores que abordem a complexidade dos temas ambientais de forma objetiva, estabelecendo pontes de diálogo entre diferentes saberes que são importantes para a superação dos dilemas inerentes aos processos de desenvolvimento do país.

Entre os objetivos da Cátedra destaca-se a promoção da pesquisa entre estudantes (mestrandos e doutorandos) em temas de questões socioambientais contemporâneas a partir da abordagem das ciências econômicas por meio da oferta de bolsas de estudo.

O Instituto Escolhas

O Instituto Escolhas é um think tank, fundado em 2015, que trabalha para qualificar o debate sobre sustentabilidade a partir da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Por meio de estudos, análises e relatórios, ampara novas leituras e argumentos capazes de superar a polarização ideológica das escolhas conflituosas inerentes ao planejamento (trade-off). O Instituto Escolhas entende que somente argumentos qualificados podem sustentar decisões conscientes, permitindo a construção de soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Escolhas acesse o site: www.escolhas.org