Inovação no financiamento para a conservação ambiental

Frederico Seifert, Gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI, palestrou no IV Diálogos Sustentáveis, evento que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília. O encontro reuniu representantes do Funbio, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público e de instituições do terceiro setor com o objetivo de dialogar sobre os desafios e as oportunidades do financiamento para a conservação ambiental no Brasil.

Brasília, 21/09/2017. IV Encontro Diálogos Sustentáveis : Painel Inovação.Fred Seifert/ SITAWI Finanças do Bem Foto : Sergio Amaral/FUNBIO
Brasília, 21/09/2017. IV Encontro Diálogos Sustentáveis : Painel Inovação.Fred Seifert/ SITAWI Finanças do Bem
Foto : Sergio Amaral/FUNBIO

 

No painel de Inovação, Seifert abordou o investimento de impacto e a importância de se inovar e diversificar as fontes de recursos para a conservação. “Em um contexto de congelamento dos gastos públicos, é vital discutir diferentes maneiras de viabilizar financeiramente as unidades de conservação (UCs). Instrumentos inovadores de investimento de impacto podem fazer parte da solução”, comentou.

O encontro, realizado pelo Funbio e pelo Ministério do Meio Ambiente, faz parte de um ciclo de debates sobre desafios e oportunidades do financiamento para a conservação. Os eventos têm o objetivo de contribuir para o avanço no acesso e na execução desses recursos, bem como para a inovação e o desenvolvimento de novas fontes.