A importância da cultura de doação

O momento atual de descrença política no país, consequente dos grandes escândalos e casos de corrupção noticiados, e instabilidade econômica, faz com que os praticantes da filantropia busquem conhecer mais sobre as organizações e iniciativas apoiadas, suas práticas de transparência e alinhamento às causas que os sensibilizam.

Segundo o CAF World Giving Index 2016, o mundo está se tornando mais generoso – seja doando tempo, dinheiro ou ajudando outras pessoas. O Brasil subiu 34 posições no ranking, ocupando a 68 posição este ano – aumentando não só o número de doadores, mas também o valor proporcional doado. A pesquisa analisou informações de 140 países a fim de apresentar um panorama da cultura de doação no mundo, contribuindo para a compreensão da filantropia em suas diversas formas.

Ainda estamos longe das grandes nações filantropas como Myanmar, Estados Unidos e Austrália; mas somos bastante solidários. Segundo a Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS, 77% da população brasileira faz algum tipo de doação. Desse percentual, 46% foram doações institucionais em dinheiro, entretanto, ainda representa muito pouco frente aos desafios sociais que precisamos enfrentar.  

Cada vez mais se fazem necessárias ações para disseminar a importância da cultura de doação no país, visto que esse movimento tem seu potencial de transformação comprovada e é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, desenvolvida de forma sustentável e igualitária.

20161110 news cultura

Exemplo disso é o #DiadeDoar que tem como função chamar a atenção da população de que ações individuais fazem a diferença – seja com tempo, materiais ou dinheiro. Este ano, o movimento que é promovido no Brasil pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR e Instituto Doar, terá seu ápice no dia 29 de Novembro.

Essa data é relevante para que organizações como a SITAWI possam dar continuidade a sua missão.   

E então, qual será sua contribuição para a mudança hoje? Saiba como apoiar: http://bit.ly/29UhTJW