Grupo +Unidos anuncia parceria com ONG Cidadão Pro-Mundo, ampliando apoio ao ensino de inglês no Brasil

Com novo patrocínio, grupo de empresas americanas estende o alcance de suas iniciativas voltadas para jovens brasileiros.

O Grupo +Unidos – uma parceria entre empresas americanas no Brasil e a embaixada americana – anuncia o apoio a mais uma iniciativa voltada ao ensino de inglês. A partir da parceria com a ONG Cidadão Pró-Mundo (CPM), que oferece cursos do idioma para jovens em comunidades de baixa renda por meio de uma estrutura de voluntariado rotativo, o +Unidos deve alcançar novos públicos e ampliar o impacto social de sua plataforma de capacitação. Os recursos da iniciativa do +Unidos contam com a gestão da SITAWI.

“Em uma sociedade cada vez mais globalizada, acreditamos que o inglês é uma importante ferramenta de desenvolvimento social – especialmente para a população de baixa renda – na medida em que promove o empoderamento e o protagonismo dos cidadãos ao dar-lhes acesso a um mundo de informações, oportunidades e novas perspectivas, tanto no âmbito pessoal como profissional”, comenta Duval Guimarães, presidente voluntário da CPM.

Com o projeto CPM Qualify, a iniciativa deve ajudar os alunos da ONG a alcançarem o nível B2 (ou superior) de proficiência em língua inglesa, exigido em exames para admissão nas principais universidades do mundo. O investimento, por volta de 100 mil reais, contempla 1 ano de curso e deve impactar cerca de 2 mil jovens de regiões periféricas de São Paulo por semestre.

Segundo Augusto Corrêa, gerente executivo do +Unidos, a parceria traz uma nova perspectiva para os projetos do Grupo. “As nossas iniciativas de capacitação no idioma sempre estiveram muito focadas em jovens de universidades federais e sentimos que precisávamos impactar outros públicos que não têm essa oportunidade de acesso ao ensino. O inglês é um diferencial competitivo importante, principalmente para o jovem com menor poder aquisitivo. O idioma é fator de transformação para a vida dessas pessoas e o +Unidos também quer ser um facilitador dessa mudança”, comenta o executivo.

O projeto é voltado para estudantes de baixa renda, majoritariamente de escolas públicas, ou que tenham bolsa integral em escolas privadas, regularmente matriculados no curso da Cidadão Pró-Mundo em turmas avançadas ou que tenham concluído o curso e apresentem interesse pela iniciativa. Ao final do curso, os alunos do CPM Qualify farão teste de certificação para comprovar seu desenvolvimento no idioma a partir desse processo.

A parceria integra o conjunto de ações que contribuem para a meta do Grupo de capacitar 1 milhão de brasileiros no idioma até 2025. Para conhecer mais sobre essa e outras iniciativas do +Unidos, acesse www.maisunidos.org.


Sobre o Grupo +Unidos

O +Unidos é uma parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos, por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e empresas americanas estabelecidas em território brasileiro. O grupo busca contribuir com a competitividade do país apoiando a qualificação profissional por meio da proficiência do inglês e tem como meta capacitar 1 milhão de estudantes brasileiros de Universidades Federais até 2025. Mais informações sobre o Grupo +Unidos estão disponíveis em www.maisunidos.org.

Sobre a USAID

A USAID é um órgão independente do governo federal dos EUA e responsável por programas de assistência econômica e humanitária em todo o mundo. No Brasil, trabalha para contribuir em prol de várias metas e objetivos de desenvolvimento econômico, social, sustentável e igualitário, enquanto fortalece uma parceria vital existente entre os povos do Brasil e dos EUA. Mais informações sobre a USAID/Brasil estão disponíveis em http://brazil.usaid.gov/.

Sobre a Cidadão Pró-Mundo

Fundada há 20 anos, a Cidadão Pró-Mundo promove a igualdade de oportunidades no Brasil por meio do ensino voluntário de inglês e da integração social. Com objetivo de oferecer oportunidades de educação para jovens e adultos de comunidades carentes, a ONG, que conta com 12 unidades espalhadas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mobiliza atualmente cerca de 900 voluntários e atender quase 2 mil alunos, contribuindo assim para a transformação da realidade social do Brasil. Mais informações sobre a Cidadão Pró-Mundo estão disponíveis em www.cidadaopromundo.org.br.