Fórum promovido pela UE aborda financiamento para negócios verdes

Tweet about this on TwitterShare on Facebook

Nos dias 27 e 28 de novembro foi realizado o UE-Brasil Fórum de Negócios Verdes, em São Paulo. Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil, que encomendou o desenho e apoio na realização à SITAWI, o evento discutiu sobre o financiamento de iniciativas privadas para a mitigação das mudanças climáticas.

O encontro reuniu 18 instituições financeiras que apresentaram seus produtos e serviços e 75 empresas dos setores de agricultura de baixo carbono, restauração florestal, bioenergia, eficiência energética e geração solar distribuída que apresentaram seus projetos de investimento.  As sessões de negócio entre instituições financeiras e empresas foram desenhadas e facilitadas pela SITAWI.

“O conceito de financiamento climático soa um pouco ‘esotérico’ para atores do setor privado. Precisamos traduzi-lo em modelos de negócio e mecanismos financeiros concretos se quisermos atrair capital privado para mitigar as mudanças climáticas”, argumentou Gustavo Pimentel, diretor da SITAWI.

ue_sp_3

O evento seguiu um formato diferente do usual, segundo Guilherme Teixeira, consultor de Finanças Sustentáveis da SITAWI. “A programação do encontro permitiu diálogos que dificilmente aconteceriam em outro ambiente. Isso é fundamental para que as oportunidades de financiamento climático possam avançar e se converter em negócios concretos”, analisou.

Em nota para Folha de São Paulo, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, refletiu sobre a importância do engajamento do setor financeiro no tema. “A transformação da economia não se faz por decreto. É necessária uma grande quantidade de capital para passar a uma economia de baixo carbono e modelos de financiamento diferentes dos tradicionais”, pontuou. “Precisamos do engajamento da comunidade financeira, que atua na economia real, para permitir que os fluxos financeiros viabilizem a economia verde”, diz o embaixador.

ue_sp_2

Tweet about this on TwitterShare on Facebook