Foi dada a largada para o Manejo Sustentável do Pirarucu na Amazônia

No dia 28 de agosto teve início a pesca do pirarucu, proveniente do manejo sustentável dos lagos do município de Carauari, no Amazonas. A programação ocorrerá em 3 etapas: a primeira com a pesca nos lagos das comunidades da RDS Uacari, a segunda nos lagos das comunidades da RESEX Médio Juruá e, a última etapa, nas comunidades da Área de Baixo, com previsão de encerramento no dia 15 de outubro.

pirarucu7A pesca sustentável do pirarucu é uma das principais fontes de renda das comunidades ribeirinhas das Unidades de Conservação do Médio Juruá, em Carauari. Para a safra de 2018, são estimadas 70 toneladas do pescado, provenientes do manejo sustentável de 12 lagos da região, beneficiando mais de 150 famílias com a sua comercialização.

O manejo sustentável do pirarucu é desenvolvido no âmbito do Programa Território Médio Juruá pela ASPROC – Associação dos Produtores Rurais de Carauari, que coordena todas as etapas do manejo, do planejamento e da execução da pesca ao armazenamento e comercialização do pescado, inclusive acompanha a autorização, pelo IBAMA, das cotas de pesca destinadas à cada família ou comunidade.

barco_AMARUPara a temporada de 2018, a pesca do pirarucu recebeu um importante apoio logístico: o Barco Amaru I. A embarcação, de propriedade da AMARU – Associação dos Moradores da Reserva Uacari, foi construída em Manaus com o apoio financeiro da OPAN – Operação Amazônia Nativa e da FAS – Fundação Amazônia Sustentável e contém as instalações necessárias para evisceração e adequada refrigeração e armazenamento do pescado. A prefeitura municipal de Carauari também está apoiando a realização da pesca.

pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do Brasil, podendo pesar mais de 200 quilos e atingir 2 metros de comprimento. Em geral, é encontrado em lagos da bacia Amazônica, onde as águas são mais calmas. O manejo sustentável da pesca é extremamente dependente dos padrões migratórios dos animais selvagens, quando os peixes ficam confinados pelos níveis baixos dos rios, que ocorre entre agosto e outubro.

pirarucu5Programa Território Médio Juruá
O Programa Território Médio Juruá é uma iniciativa focada na região do Médio Juruá, do município de Carauari, no estado do Amazonas, localizado a 780 km de Manaus. O objetivo é implementar um Plano de Desenvolvimento Territorial para a região, envolvendo uma ampla base de organizações e experiências locais, para ampliar a escala e o impacto de iniciativas de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento nas dimensões social, ambiental e econômica. O Programa é uma parceria entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)*, a SITAWI Finanças do Bem, a Coca-Cola, a Natura e membros do Fórum Território Médio Juruá. Conheça.

*O apoio da USAID foi realizado por meio da Parceira para a Conservação da Biodiversidade da Amazônia (PCAB).