Financiamento de empreendimentos socioambientais

Tweet about this on TwitterShare on Facebook

Acreditamos que os desafios do Brasil exigem que todos os atores da sociedade trabalhem juntos. Empreendimentos socioambientais (com ou sem fins lucrativos) representam modelos de negócio poderosos, com potencial de redução da desigualdade por seu compromisso com a qualidade de vida de populações vulneráveis e/ou superação de graves problemas da sociedade, medindo e acompanhando seu impacto no longo prazo. Porém estes empreendimentos sofrem enormes desafios para prosperar, começando por acesso a capital.

Algumas oportunidades de impacto social e/ou ambiental podem suportar modelos de negócio comerciais, e, com isso, de maior escala. Outros problemas relevantes da sociedade, ainda que possam gerar alguma receita, vão precisar de subsídio no longo prazo, mas não são menos importantes por isso. Ambos tipos de organizações devem co-existir e ter acesso a financiamento adequado para seu sucesso e impacto.

SITAWI-Financiamento_Empreendimentos_Socioambientaias_port-1O estudo “Financiamento de empreendimentos socioambientais” realizado pela SITAWI Finanças do Bem com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial – ICE aborda diferentes tipos de instrumentos de financiamento disponíveis para o empreendedor(a) socioambiental. O material discorre sobre instrumentos adequados para todos os estágios de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia, passando pela fase inicial de estruturação de modelo de negócio, seu crescimento e expansão do empreendimento, até sua maturidade.

O relatório fala também das principais características desses instrumentos e como cada empreendimento pode se beneficiar da interação com os atores em cada caso. O conteúdo foi pensado para aqueles que desejam saber mais sobre o ecossistema, aprender sobre como alavancar recursos para atuar sobre os desafios do país e construir um futuro melhor para todos.

20170316

A publicação está dividida em cinco capítulos principais. São eles: O espectro das finanças sociais; As diferentes fases de um empreendimento; Instrumentos financeiros e fases de um empreendimento; Os instrumentos financeiros; e A medição de impacto, além de links úteis que redirecionam para diversos portais de atores desse ecossistema.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook