Finanças Sustentáveis: Consultoria, avaliação e pesquisa para integração ASG nas decisões de investimento

Tweet about this on TwitterShare on Facebook

Investidores, setor financeiro e grandes empresas tomam decisões de investimento todos os dias, afetando a economia e o bem estar da sociedade. Ao incorporar questões ambientais, sociais e de governança (ASG) ao processo decisório desses atores, acreditamos ser possível mudar o custo de capital do setor produtivo: o dinheiro fica mais barato, abundante e paciente para aqueles com impacto positivo; e mais caro, escasso e impaciente para aqueles com impacto negativo.

O Programa de Finanças Sustentáveis da SITAWI trabalha com bancos de desenvolvimento, bancos comerciais, fundos de pensão, de private equity, asset managers, seguradoras, fundações filantrópicas, ONGs, associações, think-tanks e grandes empresas para avançar a integração de temas socioambientais nas decisões de investimento. Nosso modelo de negócios é prioritariamente comercial, com pagamentos diretos pelos clientes por serviços de consultoria e pesquisa. Em alguns casos, somos remunerados por recursos de cooperação técnica ou de fundações filantrópicas, onde os beneficiários dos projetos não são as entidades pagantes (ex. Fundação Mott e BID).

Em 2016, a SITAWI se consolidou como a maior organização de pesquisa e consultoria em Finanças Sustentáveis do Brasil. Nosso time executou 35 projetos, 45% de aumento em relação a 2015, e nossa produção de conteúdo aberto dobrou, somando 12 publicações. Diversificamos nossa carteira de clientes e realizamos 15 projetos para organizações e empresas não financeiras. Fortalecemos nossa atuação internacional com projetos fora do Brasil ou pagos por entidades estrangeiras que somaram 48% do volume financeiro do nosso portfólio. Fomos palestrantes em 18 eventos nacionais e internacionais.

Fomos eleitos pela pesquisa independente IRRI – Independent Research in Responsible Investment como a 9ª melhor casa de pesquisa socioambiental para investidores do mundo, com três de nossos profissionais no top 15 de melhor analista: Gustavo Pimentel, Frederico Seifert e Cristóvão Alves, respectivamente em 2º, 9º e 13º lugares.

Confira nosso relatório anual 

Desafios sociais e ambientais cada vez maiores demandam soluções multidisciplinares e coordenadas. É nessa direção que a SITAWI tem buscado desenvolver ferramentas inovadoras e parcerias que avancem a geração de impacto socioambiental positivo. Acesse o Relatório Anual 2016. 

baixe o relatorio

Tweet about this on TwitterShare on Facebook