Websérie Finanças do Bem | Mecanismos Financeiros Inovadores

O quarto episódio da websérie #FinançasDoBem, “Mecanismos Financeiros Inovadores”, já está disponível em nosso canal do YouTube

“Os mecanismos para investimento de impacto têm sempre um paralelo com os mecanismos de investimento tradicionais. Você, por exemplo, tem um venture capital tradicional, mas pode ter também um venture capital para impacto. Há uma série de outros mecanismos que existem muito pouco no mundo de impacto e representam a fronteira do que está vindo”, diz Leonardo Letelier, CEO da SITAWI.

Alguns desses mecanismos são os empréstimos coletivos para impacto socioambiental positivo e o investimento em participação. Com eles, o investidor passa a ter a oportunidade de identificar para onde o capital deve ir e o empreendedor tem a sua disposição um leque de oportunidades para buscar financiamento.

“Os recursos reembolsáveis vêm com o objetivo de prover alguma forma de educação financeira para essas organizações, o que é importante já em um primeiro momento. Devemos saber calibrar o quanto dar de recurso e de doação para que haja condições não só de pagar o crédito, mas de manter o negócio sustentável”, explica Daniela Arantes, do BNDES.

Junto com Letelier e Arantes, participam deste episódio Mariano Cenamo, do IDESAM, e Frederico Rizzo, da KRIA.

Os três primeiros capítulos da série podem ser assistidos aqui. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para comunicacao@sitawi.net.

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas de: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos Financeiros Inovadores. Inscreva-se aqui.