Convocatória para projetos que tragam proposições à crise da água tem prazo de submissão prorrogado

A Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia, com o apoio da SITAWI Finanças do Bem  selecionará 5 propostas que serão desenvolvidas no Interactivos?16′ – laboratório rural localizado na Serrinha do Alambari – RJ. A edição deste ano traz como tema Água e Autonomia e acontece entre 29 de outubro à 12 de novembro 2016. As inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de setembro.

Pesquisadores, artistas e desenvolvedores de diferentes áreas de atuação podem inscrever projetos que tragam proposições à crise da água que contaram com auxílio para seu desenvolvimento, além da logística na participação do processo de incubação.

Interactivos? é um laboratório colaborativo de desenvolvimento de projetos. Este ano de 2016, o tema do nosso Interactivos?’16 é Água e Autonomia. Este pretende ser um estudo sobre hidrologia autônoma incentivando o cruzamento entre os saberes populares, científicos, técnicos e artísticos na proposição de soluções para as questões da água em diversos âmbitos por meio de uma perspectiva cidadã. agua e autonomia

Para isto, esta edição propõe o acolhimento de projetos que tem como objetivo experimentar proposições e soluções relativas aos problemas que enfrentamos, como a escassez da água e o descuido na sua utilização, considerando a água potável para consumo humano, consumo animal e a água destinada para distintos usos: consumo doméstico, consumo agrícola, consumo industrial e uso em atividades recreativas.

Interessam propostas que venham a pensar todo o ciclo da água desde as nascentes até chegar às torneiras, passando por captação, reservatórios, distribuição, saneamento, reaproveitamento, manutenção de qualidade da água, estratégias de segurança em caso de catástrofe e prevenções de acidentes em populações vulneráveis. Da mesma forma são importantes propostas que tenham por base os problemas das bacias hidrográficas e seus componentes (divisores de água, fundos de vale, sub-bacias, nascentes, áreas de descarga e recarga, e perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos), jusante e montante dos rios, vazante, cheia, fluxo, foz, leito, vegetação ribeirinha (mata ripária, mata ciliar e mata de galeria). E ainda saneamento básico, água virtual (água gasta para produzir um bem, produto ou serviço), poluição das águas, e outros.

O objetivo do Interactivos?’16 Água e Autonomia é criar uma interação entre diferentes áreas que se complementam dentro da dinâmica sistêmica da água (populações, agricultura, contexto industrial, ecossistemas) através de uma plataforma de troca de informações e tecnologias sobre o manejo consciente e sustentável da água, assim como oferecer estrutura para o desenvolvimento dos projetos.

A iniciativa conta também com apoio de Crescente Fértil, ELAS Fundo de Investimento Social, LILO.Zone e Medialab-Prado

Mais informações e inscrições podem ser realizadas no site: http://interactivos16.info/