Contratos de Impacto Social | Episódio novo no Podcast

Está no ar o segundo episódio do podcast da SITAWI e o  tema é Contratos de Impacto Social (CIS) em países da América Latina. O assunto foi discutido durante o 2º Seminário Finanças do Bem: o Estado da Arte e contou com a participação de Maria Laura Tinelli, da Acrux Partners, Adolfo Díaz Valdez, chefe de gabinete do Ministério de Desenvolvimento Urbano e Transporte de Buenos Aires, Daniel Uribe Parra, da Fundación Corona, e Marta Garcia, da Social Finance UK.

Os CIS são uma ferramenta importante que podem auxiliar no desenvolvimento social de muitos países. Através de parcerias estabelecidas entre setores públicos, privado e sociedade civil organizada, é possível fomentar projetos e programas sociais que buscam solucionar problemas da sociedade e que, apresentados os resultados pretendidos, geram retornos financeiros para os investidores. 

Este modelo, apesar de ser uma boa iniciativa para países em desenvolvimento, ainda apresenta certa resistência por parte do governo e dos investidores. Em muitos países, ainda há questões a serem resolvidas em relação à legislação, que ainda é pouco favorável a este tipo de contrato, e também é necessária uma mudança cultural que possibilite que o governo, investidores e sociedade vejam este modelo de outra forma. Segundo Maria Laura, foram necessários alguns encontros com os investidores para que eles pudessem entender de fato a proposta por trás desta forma de contrato. 

Além disso, os convidados também falaram sobre como muitas vezes a complexidade do assunto está mais relacionada às pessoas do que às dificuldades técnicas. Existem muitas oportunidades quando os setores que compõem a sociedade trabalham juntos visando o desenvolvimento social, mas isso requer uma mudança de mentalidade e de relacionamento entre as partes envolvidas.

Ficou interessado? Então acesse o podcast e entenda como alguns projetos já estão sendo desenvolvidos em alguns países e as oportunidades que este modelo oferece. A SITAWI é uma das pioneiras no trabalho com esta temática e pode auxiliar investidores em todo o processo de análise e implementação do CIS.

Você também pode ouvir no Spotify!