Como medimos o impacto
- 18 de junho de 18
Por Luiza Coimbra
A SITAWI valoriza e tem forte compromisso com o monitoramento e a avaliação do impacto das iniciativas e investimentos. Em constante desenvolvimento, nossos processos de análise e avaliação de impacto permitem certa flexibilidade para contemplar as particularidades de cada negócio, mas seguem uma mesma metodologia para definição de indicadores e monitoramento que lhes garante robustez e comparabilidade entre os negócios. Atualmente, as atividades de avaliação das oportunidades de investimento se dão conforme o esquema a seguir. Através desse processo, a SITAWI reafirma seu compromisso com o entendimento, monitoramento e comunicação do impacto socioambiental da organização e dos negócios financiados, visando proporcionar insights tanto para os parceiros e instituidores em suas experiências de investimento de impacto, como para as organizações e empreendedores na validação e busca pela maximização de seus impactos.
1.Teoria de Mudança (TdM) alinhada aos ODS da ONU
Levantamos e analisamos os dados do negócio e de impacto para desenho inicial da TdM. De forma lógica, produzimos o mapa que ilustra os caminhos que ligam as atividades executadas pela organização aos respectivos outputs (saídas), passando pelos resultados esperados em curto e médio prazos, até o atingimento do impacto efetivo, sempre alinhado com os ODS da ONU. Ao longo do mapeamento, são também apontados os riscos que podem impedir o atingimento do impacto e as premissas assumidas para que os resultados sejam obtidos.
- 2. Validação das premissas com beneficiários
Conduzimos entrevistas com beneficiários da organização para validar os entendimentos da solução, da TdM e dos dados coletados. Estas conversas são de grande relevância, pois também possibilitam um melhor entendimento do Potencial de Extensão e do Potencial de Profundidade do impacto da organização.
- 3. Cálculo do Impact Rating
Após processar os dados coletados, são feitos os cálculos do Rating do Impacto Socioambiental da organização através de ferramenta desenvolvida para quantificar e qualificar o impacto da organização quanto à diferentes aspectos, tais como: Potencial de Extensão (número de pessoas alcançadas em termos absolutos); Potencial de Profundidade (intensidade da mudança esperada na vida dos beneficiários); e Riscos ao impacto (riscos que impediriam a intervenção de atingir os impactos planejados).
- 4. Definição dos Indicadores em contrato
Conduzimos reuniões de feedback e validação com os responsáveis pelos negócios, onde repassamos os relatos e insights obtidos nas etapas anteriores e validamos e fazemos os ajustes finais na TdM da organização. Nestas reuniões também são definidos indicadores relevantes à TdM e ao propósito da organização, além da periodicidade e formas de coleta de reporte destes. Os indicadores definidos são, então, adicionados ao contrato assinado com a organização, demonstrando a importância de monitoramento e reporte.
- 5. Monitoramento
Durante o período de contrato, é realizado o monitoramento dos indicadores, solicitando também envio periódicos de fatos, notícias ou relatos relevantes da organização, de suas operações e do impacto positivo gerado.