CIES homenageia a cidade de São Paulo oferecendo exames médicos gratuitos

Em comemoração ao aniversário de 463 anos da cidade de São Paulo, o CIES Global participou de uma ação do programa Rua Aberta oferecendo exames gratuitos para a população. A ONG, fundada pelo médico Roberto Kikawa, é beneficiária da SITAWI Finanças do Bem, através do mecanismo de empréstimos socioambientais.

ciesA atividade realizada no dia 29 de janeiro ofereceu exames de glicemia, pressão alta e IMC, indispensáveis para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas. Houve também um debate, com a participação de Ricardo Lauricella, gerente de comunicação da CIES, que falou sobre a iniciativa junto à Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

“Participar de mais um Rua Aberta é um enorme prazer para nós, principalmente para comemorar o aniversário de 463 anos de nossa cidade. Procuramos projetos sinérgicos à nossa iniciativa, com um modelo de gestão de saúde sustentável e para todos”, explicou o médico Roberto Kikawa, fundador do CIES, em entrevista para Folha de São Paulo.

O Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) tem por missão levar a qualquer comunidade atendimento médico especializado, humanizado e de alta tecnologia através de seus centros médicos móveis avançados. A SITAWI já realizou quatro empréstimos para o projeto, somando R$850 mil reais.

O primeiro desembolso foi em 2011, para capital de giro da organização com o objetivo de investir em um plano de expansão do número de funcionários e reformar um centro médico móvel. Esse projeto teve 15.840 pessoas impactadas diretamente em 2012. No segundo empréstimo, a SITAWI apoiou a implantação do programa Hora Certa que o CIES executa em conjunto com a prefeitura de São Paulo, compondo centros médicos itinerantes em três zonas da cidade para fazer diversos exames, como ultrassom, colonoscopia e endoscopia. Como resultado, o CIES ampliou sua capacidade de atendimento e, em 2014, já realizava em torno de 25 mil exames por mês.

Em 2014, o CIES recebeu apoio para investir em uma carreta para facilitar ações externas e na construção de uma instalação na Vila Nova Manchester, Zona Leste de São Paulo, com intuito de incluir uma clínica cirúrgica, um centro de treinamento para enfermeiros e um novo espaço para almoxarifado, farmácia e prontuário.

No final do ano passado, realizamos o quarto empréstimo para a organização, que tem como objetivo a implementação do Programa Médico Preventivo (PMP), visando fortalecer o pilar da prevenção de doenças, sobretudo do risco cardiovascular dos pacientes.

“Em uma organização como o CIES, que aumenta exponencialmente o número de atendimentos médicos especializados em unidade móveis de saúde, o financiamento feito pela SITAWI é crucial para que milhões de pessoas recebam atendimento de qualidade e o tempo de espera por exames e cirurgias no SUS seja cada vez menor. Com o empréstimo, conseguimos montar uma clínica na Vila Carrão e, em 2015, realizamos 657 mil exames, consultas e cirurgias”

Roberto Kikawa, médico fundador do CIES Global

Leia a reportagem completa em: http://bit.ly/2jSwjlT

Quer saber mais sobre como funcionam os empréstimos socioambientais da SITAWI? Acesse esta página. Para receber nossa newsletter mensal, basta inscrever-se neste link.