Brasileiros doaram 13,7 bilhões de reais em 2015, diz pesquisa

Doação BrasilO Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS  realizou a primeira pesquisa completa sobre o perfil de doadores no Brasil.  Em parceria com a Gallup consultoria e apoio do Instituto C&A, Instituto Ayrton Senna, Instituto Arapyaú e PayPal, o estudo ouviu 2.230 pessoas com mais de 18 anos, renda superior a uma salário mínimo, em todo território nacional. 

 

Pesquisa IDISA Pesquisa Doação Brasil mostrou que em 2015 a população do Brasil doou 13,7 bilhões de reais para organizações sociais. O perfil clássico desses doadores são mulheres acima de 40 anos. E a região nordeste concentra a maior população doadora do país.

Outro resultado interessante é que, dentre as causas que mais sensibilizam, estão as ligadas a crianças e à saúde. Além disso, metade dos brasileiros fizeram doações em dinheiro durante o ano de 2015. 

“A Pesquisa Doação Brasil revela um retrato jamais visto, que servirá de base para uma grande campanha pela cultura de doação no país”, relata Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS – Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social, que liderou a realização da pesquisa.

Confira todos os resultados da pesquisa: http://idis.org.br/pesquisadoacaobrasil/

A pesquisa levantou também a opinião da população sobre Organizações Não Governamentais – ONGs. Um pouco mais de 70% dos entrevistados têm ciência de que essas instituições dependem das doações de pessoas para funcionar e mais da metade concorda que essas entidades são necessárias para resolver problemas sociais e ambientais. De maneira geral, a pesquisa apontou um cenário de confiança nas organizações que desenvolvem trabalhos em nosso país. 

Se você quiser conhecer mais sobre as ferramentas de transparência da SITAWI é só navegar em nosso site e acessar nossos relatórios anuais e demonstrativos financeiros. Este é um dos pilares de nossa atuação.