Brasil recebe upgrade em Investimento Responsável [release]

SITAWI entra no top 10 global e diretor é eleito melhor analista socioambiental por investidores.

Londres e Rio de Janeiro, 17/12/2015

Foram anunciados hoje pela manhã os resultados da maior e mais reconhecida pesquisa independente em investimento responsável, o Independent Research in Responsible Investment (IRRI). A SITAWI Finanças do Bem melhorou todas as suas marcas com relação a 2013, quando participou pela primeira vez. O diretor Gustavo Pimentel pulou do segundo para o posto de Melhor Analista de Pesquisa Socioambiental do mundo. Na categoria Melhor Analista de Pesquisa em Governança Corporativa, Pimentel também figurou entre os TOP5.

Já a SITAWI ganhou uma posição no ranking, entrando no TOP10 global, e figurou em 4º lugar como melhor organização de pesquisa em Mercados Emergentes, apesar do maior número de provedores de pesquisa participantes no ranking em 2015. “Os inúmeros escândalos socioambientais recentes, como a crise hídrica, o rompimento das barragens da Samarco e a fraude da Volkswagen são mais uma prova da importância de temas ambientais, sociais e de governança (ASG) na análise de investimentos. Estamos orgulhosos por manter o Brasil como investment grade no que tange à pesquisa e informação que possibilita a investidores tomarem melhores decisões”, comemorou Gustavo Pimentel.

Veja o relatório completo da pesquisa.

Parceria com a agência britânica EIRIS

Em agosto deste ano, a SITAWI foi escolhida representante no Brasil da EIRIS, agência líder global em fornecimento de pesquisa Ambiental Social e de Governança (ASG) para Investidores Responsáveis. Com a parceria, a SITAWI lançou serviço inédito de pesquisa ASG para Investidores Institucionais e instituições financeiras. Com sede em Londres, a EIRIS possui 30 anos de experiência em pesquisa ASG atendendo mais de 200 clientes institucionais em todos os continentes por meio de uma rede de escritórios em 11 centros financeiros globais. Em outubro, a EIRIS se fundiu com a francesa Vigeo, criando a terceira maior empresa do segmento globalmente.

“É a primeira vez que o serviço de pesquisa ASG de empresas será oferecido no Brasil através de uma plataforma global, mas produzido com expertise local, através da equipe altamente qualificada e premiada da SITAWI”, comentou Stephen Hine, Deputy CEO da EIRIS. “Estamos replicando um modelo de sucesso, que já funcionou em outros emergentes como Coreia do Sul e México.”

Extel IRRI 2015

Perfil Gustavo Pimentel
Diretor da SITAWI desde 2013, possui 10+ anos de experiência assessorando instituições financeiras e empresas a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão, análise de riscos e avaliação de investimentos. É coordenador do grupo de análise de investimentos da Rede Brasileira dos Princípios para o Investimento Responsável (UN-PRI). Foi sócio-líder da prática de sustentabilidade da Dinamus Consultoria, gerente do Programa Eco-Finanças de Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e representante do BankTrack no Brasil. Sua carreira inclui passagens pelo banco ABN AMRO (Amsterdã), a agência de classificação de riscos SR Rating e a consultoria de gestão Accenture. MBA pela IE Business School e Economista pela UFRJ. Certificado em Investimento Responsável pela University of St Andrews. Conferecista internacional nos temas Investimento Responsável e Finanças Sustentáveis.

Sobre a SITAWI
Fundada em 2008 com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo, a SITAWI apoia investidores institucionais e instituições financeiras na incorporação de questões socioambientais na estratégia e decisões de investimento através de consultoria e pesquisa. Também atua no campo das Finanças Sociais, gerindo fundos filantrópicos para grandes doadores, provendo empréstimos concessionais para organizações e negócios de impacto e trazendo conceitos inovadores ao país como os Social Impact Bonds. Atualmente possui uma equipe de 17 pessoas atuando nos escritórios do Rio de Janeiro (sede) e São Paulo. Em 2012, recebeu o prêmio Beyondbanking do Banco Interamericano de Desenvolvimento como melhor Investimento Socialmente Responsável da América Latina. www.sitawi.net