Blended Finance | Websérie Finanças do Bem

 

O que é Blended Finance? Você já ouviu esse termo antes? O primeiro episódio da websérie Finanças do Bem traz entrevistas com especialistas que explicam o conceito e como funciona essa forma de investimento.

Blended Finance é a combinação de diferentes tipos de capital com o objetivo de investir em projetos sustentáveis. Hoje, muitos investidores buscam informações sobre o tema para compreender como ele funciona e como está o mercado para esse tipo de investimento. “Quais tipos de capitais a gente pode mobilizar para os ODS (para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para o impacto social e para o impacto ambiental? Como a gente consegue destravar esse mercado e fazer abundância de capital dos investidores de um lado e abundância de mais negócios apoiados de outro?”, questiona Andrea Resende da SITAWI.

O vídeo também conta com a participação da Carolina Azevedo, da ResponsAbility, que traz o panorama dos novos investidores desse mercado e do Fabio Deboni, do Instituto Sabin, que aborda o cenário pela perspectiva do capital filantrópico e como esse novo contexto tem provocado outros olhares. Segundo ele, há  uma nova interpretação das doações, que agora passam a ter um caráter mais estratégico de avaliar como o recurso doado poderá alavancar novos recursos ou novos atores estratégicos, mesmo sem retorno.

O episódio também conta com a participação do Leonardo Letelier, da SITAWI, que traz uma contextualização do tema e explica de forma prática como funciona Blended Finance.

Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir a todos os episódios em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para comunicacao@sitawi.net.

Sobre a Websérie

Com entrevistas gravadas no 2º Seminário Finanças do Bem: o Estado da Arte, a websérie será composta por quatro capítulos que abordarão os temas: Blended Finance, Investimento na Amazônia, Descarbonização de Portfólio e Evolução Regulatória. A cada semana um novo episódio será divulgado.