5º encontro do IPC encerra primeira fase e abre novo ciclo de investimentos climáticos

No dia 13 de março de 2020, foi realizado o 5º encontro do IPC – Investidores pelo Clima, iniciativa liderada pela SITAWI Finanças do Bem, com o apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade. O evento apresentou cases brasileiros de análises climáticas de investimento, as diretrizes da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures) para reporte de riscos e oportunidades climáticas, bem como possíveis compromissos climáticos que os investidores podem aderir. Além da equipe da SITAWI, o encontro contou com apresentações de Alexandre Gazzotti (Itaú Asset Manager), Chris Snyder (PCAF) e Fabio Alperowitch (FAMA Investimentos). 

O encontro marcou o encerramento do grupo de trabalho no contexto da primeira fase do IPC. “Apesar de ter sido o último encontro, acredito que é o começo de uma longa jornada. Os investidores ainda sentem a necessidade de se aprofundar mais sobre o tema e nesse momento estão abertos a se comprometer com reporte e engajamento de empresas em relação ao tema”, comenta Carla Schuchmann, Gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI. 

Desde sua criação, em outubro de 2019, a iniciativa Investidores Pelo Clima (IPC) realizou 5 encontros de discussão e capacitação com a participação de 20 casas de investimentos: 10 asset managers e 10 asset owners. Essas capacitações envolveram temas como análise climática de portfólio, gestão climática de portfólio e propriedade ativa (engajamento e voto) climática, bem como compromisso climático. Houve participação e envolvimento das principais associações setoriais (FEBRABAN, ANBIMA e ABRAPP), garantindo a representatividade e expressividade do setor.

“Essa fase do projeto perdurará até maio. Nestes últimos meses, nos focaremos em colocar o conteúdo na prática: realizando análises climáticas de portfólio, construindo estratégias de gestão de portfólio e propriedade ativa, engajando as empresas investidas e formalizando o compromisso dos investidores com o tema. Também revisaremos o Guia de Descarbonização de Portfólio e construiremos uma ferramenta que facilite a análise climática de portfólio”, explica Carla.

Confira o Guia de Descarbonização de Portfólio, que apoia empresas na incorporação do componente climático em seus ativos: https://www.sitawi.net/publicacoes/guia-para-descarbonizacao-de-portfolios/