3º encontro do Investidores pelo Clima discute estratégias para a gestão climática de portfólios de investimento

No dia 16 de janeiro, nas sedes da ANBIMA em São Paulo e no Rio de Janeiro, realizamos o 3º encontro do IPC – Investidores pelo Clima, iniciativa liderada pela SITAWI Finanças do Bem, com o apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade. O encontro, que contou com um total de 16 participantes em SP e 5 no RJ, tratou de estratégias para a gestão climática de portfólios de investimentos em diversas classes de ativos. Além da equipe SITAWI, o encontro também contou com apresentações de Daniel Celano, CFA, da Schroders, Lauro Marins, do CDP, e Kai Remco Fischer, da UNEP FI.

“O terceiro encontro do IPC capacitou os investidores sobre como fazer a gestão de seus portfólios levando em conta o aspecto climático. O foco principal foi na estratégia Integração ASG – best in transition (veja mais no Guia de Descarbonização). Eles puderam entender os riscos de transição aos quais suas investidas estão expostas, como o risco de precificação de carbono, da perda de mercado e de ativos encalhados e como aplicar estratégias de investimentos para reduzir estes riscos”, comentou Carla Schuchmann, gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI.

Sobre o IPC

O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da SITAWI Finanças do Bem, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) através de seu programa de economia de baixo Carbono. É uma abordagem pioneira no país, cujo principal objetivo é engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na descarbonização de seus portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco. Acesse o Guia: http://bit.ly/GuiaDescarbonizacao