20 operações sustentáveis de crédito recebem parecer de segunda opinião da SITAWI

A SITAWI foi responsável pelo parecer de segunda opinião de 20 operações sustentáveis de crédito emitidas no ano de 2020. Os títulos sustentáveis são instrumentos de dívida como debêntures, Letras Financeiras, CRA, entre outros, cujos recursos são destinados ao financiamento de ativos e projetos com adicionalidade ambiental, social ou climática. Além disso, comprometem-se a financiar ativos verdes ao mesmo tempo em que também enfrentam desafios e tragam resultados positivos na dimensão social para populações potencialmente vulneráveis.

Em 2020, emitimos pareceres para vários tipos de operações rotuladas inéditas. Entre elas está a emissão do primeiro título sustentável de saneamento no Brasil, realizado pela Iguá Saneamento, no valor de R$620 milhões. Essa emissão levou em consideração aspectos ambientais e sociais e os recursos serão destinados à atuação da empresa na cidade de Cuiabá, financiando expansão de suas redes de água e esgoto.

Outra operação inédita foi o primeiro título verde de banco privado brasileiro, que contou com o parecer externo da SITAWI. O banco BV, antigo Banco Votorantim, foi o responsável pela emissão deste título e irá alocar os US$50 milhões captados como funding de sua carteira de empréstimos em projetos de energia solar fotovoltaica e parques eólicos.

A SITAWI também foi responsável pelo parecer externo das emissões do primeiro social bond com verificação independente do país e do primeiro título atrelado a metas ESG no mercado doméstico.

Para mais informações, entre em contato conosco.